Pesquisar este blog

sábado, 6 de outubro de 2012

Função de Pesquisa: CORRESP

Fórmulas e Funções do Excel: CORRESP



Retorna a posição relativa de um item em uma matriz que coincide com um valor especificado na forma especificada. Use CORRESP em vez de uma das funções PROC quando você precisar da posição de um item coincidente ao invés do item propriamente dito.

Sintaxe
CORRESP(valor_procurado;matriz_procurada;tipo_correspondência)

Valor_procurado é o valor utilizado para localizar o valor desejado em uma tabela.
  • Valor_procurado é o valor que você deseja coincidir com matriz_procurada. Por exemplo, quando você procura o número do telefone de alguém em uma lista telefônica, você está usando o nome da pessoa como o valor da procura, mas o número do telefone é o valor que você deseja.

  • Valor_procurado pode ser um valor (número, texto ou valor lógico) ou uma referência de célula de um número, texto ou valor lógico.
Matriz_procurada é um intervalo contíguo de células que contém valores possíveis de procura. Matriz_procurada pode ser uma matriz ou uma referência matricial.
Tipo_correspondência é o número -1, 0 ou 1. Tipo_correspondência especifica como o Microsoft Excel corresponde a valor_procurado com os valores contidos em matriz_procurada.
  • Se tipo_correspondência for 1, CORRESP localizará o maior valor que for menor do que ou igual a valor_procurado. Matriz_procurada deve ser posicionada em ordem ascendente: ...-2, -1, 0, 1, 2,...A-Z, FALSO, VERDADEIRO.

  • Se tipo_correspondência for 0, CORRESP localizará o primeiro valor que for exatamente igual a valor_procurado. Matriz_procurada pode ser colocada em qualquer ordem.

  • Se tipo_correspondência for -1, CORRESP localizará o menor valor que for maior ou igual a valor_procurado. Matriz_procurada deve ser posicionada em ordem decrescente: VERDADEIRO, FALSO, Z-A,...2, 1, 0, -1, -2,... e assim por diante.

  • Se tipo_correspondência for omitido, será equivalente a 1.
Comentários
  • CORRESP retorna a posição do valor coincidente em matriz_procurada, e não o valor propriamente dito. Por exemplo: CORRESP("b";{"a"."b"."c"};0) retorna 2, a posição relativa de "b" na matriz {"a"."b"."c"}.

  • CORRESP não faz distinção entre letras maiúsculas e minúsculas quando estiver fazendo a correspondência entre valores de texto.

  • Se CORRESP não conseguir localizar um valor coincidente, ele fornecerá o valor de erro #N/D.

  • Se tipo_correspondência for 0 e valor_procurado for um texto, valor_procurado poderá conter os caracteres curingas, asterisco (*) e ponto de interrogação (?). Um asterisco coincide com qualquer seqüência de caracteres; um ponto de interrogação coincide com qualquer caractere.
Exemplos



Observe que C2:C8 contém texto formatado como números percentuais.
Na planilha anterior:

CORRESP(39000;B2:B8;1) é igual a 3
CORRESP(38000;B2:B8;0) é igual a 2
CORRESP(39000;B2:B8;-1) é igual ao valor de erro #N/D porque o intervalo B2:B8 está incorretamente ordenado para tipo_correspondência coincidindo com -1 (a ordem deve ser decrescente para ser correta).
Suponha que Iene se refira a A2:A8, IeneDólar a A2:C8 e MinhaRenda a uma célula que contenha o número ¥6,301,126.33. Esta fórmula:
"Seu imposto de renda é "&PROC(MinhaRenda;IeneDólar)&", que posiciona você em um número da categoria de imposto "&CORRESP(MinhaRenda;Iene)&"."
produz este resultado:
"Seu imposto de renda é 22,41%, o que posiciona você no número 7 da categoria de imposto."

Até a Próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário