Pesquisar este blog

sábado, 6 de outubro de 2012

Função de Matemática: GCD

Fórmulas e Funções do Excel: GCD




Retorna o máximo divisor comum de dois ou mais inteiros. O máximo divisor comum é o maior inteiro que divide núm1 e núm2 sem resto.

Observação: Se esta função não estiver disponível, execute o Programa de Instalação para instalar as Ferramentas de análise. Após instalar as Ferramentas de análise, é necessário ativá-las selecionando o comando Suplementos no menu Ferramentas.

Sintaxe
GCD(núm1;núm2; ...)

Núm1; núm2;... são valores de 1 a 29. Se o valor não for um inteiro, será truncado.

Comentários
  • Se um argumento não for numérico, GCD retornará o valor de erro #VALOR!.

  • Se um argumento for menor do que zero, GCD retornará o valor de erro #NÚM!.

  • Um divide qualquer valor igualmente.

  • Um número primo possui a si mesmo e a unidade como divisores pares.
Exemplos
GCD(5; 2) é igual a 1
GCD(24; 36) é igual a 12
GCD(7; 1) é igual a 1
GCD(5; 0) é igual a 5

Até a Próxima!!

Função de Referência: TRANSPOR

Fórmulas e Funções do Excel: TRANSPOR



Retorna a transposição de uma matriz. TRANSPOR deve ser inserida como uma fórmula matricial em um intervalo que apresente o mesmo número de linhas e colunas, respectivamente, como matriz possui colunas e linhas. Use TRANSPOR para deslocar as orientações verticais e horizontais de uma matriz em uma planilha ou folha de macro. Por exemplo, algumas funções, tais como PROJ.LIN, retornam matrizes horizontais. 
PROJ.LIN retorna uma matriz horizontal da inclinação e intercepção de Y para uma linha A fórmula seguinte retorna uma matriz vertical a partir de PROJ.LIN:

TRANSPOSE(LINEST(Yvalues,Xvalues))

Sintaxe
TRANSPOR(matriz)

Matriz é uma matriz ou um intervalo de células em uma planilha que se deseja transpor. A transposição de uma matriz é criada utilizando-se a primeira linha da matriz como a primeira coluna da nova matriz, a segunda linha da matriz como a segunda coluna da nova matriz, e assim por diante.

Exemplo
Suponha que A1:C1 contenha 1, 2, 3, respectivamente. Quando a fórmula a seguir for inserida como uma matriz nas células A3:A5:
TRANSPOR($A$1:$C$1) será igual aos mesmos valores respectivos em A3:A5

Até a Próxima!!

Função de Referência: LINS

Fórmulas e Funções do Excel: LINS



Retorna o número de linhas em uma referência ou matriz.

Sintaxe
LINS(matriz)

Matriz é uma matriz, uma fórmula matricial ou uma referência a um intervalo de células cujo número de linhas você deseja obter.

Exemplos
LINS(A1:C4) é igual a 4
LINS({1.2.3;4.5.6}) é igual a 2

Até a Próxima!!

Função de Referência: LIN

Fórmulas e Funções do Excel: LIN



Retorna o número da linha de uma referência.

Sintaxe
LIN(ref)

Ref é a célula ou intervalo de células cujo número da linha você deseja obter.
  • Se ref for omitido, será equivalente à referência da célula na qual a função LIN aparecer.

  • Se ref for um intervalo de células e se LIN for inserida como uma matriz vertical, LIN retornará os números de linha de referência como uma matriz vertical.

  • Ref não pode se referir a áreas múltiplas.
Exemplos
LIN(A3) é igual a 3

Quando inserido como uma fórmula matricial em três células verticais:
LIN(A3:B5) é igual a {3;4;5}

Se LIN for inserida em C5, então:
LIN() é igual a LIN(C5) é igual a 5

Até a Próxima!!

Função de Referência: INDIRETO

Fórmulas e Funções do Excel: INDIRTO



Retorna a referência especificada por uma seqüência de caracteres de texto. As referências são imediatamente avaliadas para exibir seu conteúdo. Use INDIRETO quando quiser mudar a referência a uma célula em uma fórmula sem mudar a própria fórmula.

Sintaxe
INDIRETO(texto_ref;a1)

Texto_ref é uma referência a uma célula que contém uma referência em estilo A1, uma referência em estilo L1C1, um nome definido como uma referência ou uma referência a uma célula como uma seqüência de caracteres de texto. Se texto_ref não for uma referência de célula válida, INDIRETO retorna o valor de erro #REF!.

A1 é um valor lógico que especifica o tipo de referência contido na célula texto_ref.
  • Se a1 for VERDADEIRO ou omitido, texto_ref será interpretado como uma referência em estilo A1.

  • Se a1 for FALSO, texto_ref será interpretado como uma referência em estilo L1C1.
Comentários
  • Se texto_ref referir-se a outra pasta de trabalho (uma referência externa), ela deve ser aberta. Se a pasta de trabalho original não estiver aberta, INDIRETO retornará o valor de erro #REF!
Exemplos
Se a célula A1 contiver o texto "B2", e a célula B2 contiver o valor 1.333, então:
INDIRETO($A$1) é igual a 1,333

Se você alterar o texto em A1 para "C5" e a célula C5 contiver o valor 45, então:
INDIRECT($A$1) é igual a 45

Se a área de trabalho for definida de maneira a exibir referências em estilo L1C1, a célula L1C1 conterá L2C2, e a célula L2C2 conterá o valor 1,333, então:
INT(INDIRETO(L1C1;FALSO)) é igual a 1

Se B3 contiver o texto "Jorge" e uma célula definida como Jorge contiver o valor 10, então:
INDIRETO($B$3) é igual a 10

Quando você cria uma fórmula que refere-se a uma célula, a referência à célula será atualizada se a célula for movida com o comando Recortar para excluir a célula ou se a célula for movida porque as linhas ou colunas são inseridas ou excluídas. Se sempre quiser que a fórmula se refira a mesma célula independente se a linha acima da célula está excluída ou a célula é movida, use a função de planilha INDIRETO. Por exemplo, se você sempre quiser que a fórmula se refira à célula A10, use a seguinte sintaxe.

INDIRETO("A10")

Até a Próxima!!

Função de Referência: HYPERLINK

Fórmulas e Funções do Excel: HYPERLINK



Cria um atalho ou salto que abre um documento armazenado em um servidor de rede, na \ ou na Internet. Quando você clica na célula que contém a função HYPERLINK, o Microsoft Excel abre o arquivo armazenado em local_vínculo.

Sintaxe
HYPERLINK(local_vínculo,nome_amigável)

Local_vínculo é o caminho ou o nome de arquivo para o documento que será aberto como texto. 

Local_vínculo pode se referir a uma posição em um documento — como uma célula específica ou um intervalo nomeado em uma planilha ou pasta de trabalho do Microsoft Excel, ou a um marcador em um documento do Microsoft Word. O caminho pode ser para um arquivo armazenado em uma unidade de disco rígido, ou pode ser um caminho de Universal Naming Convention (UNC) em um servidor (no Microsoft Excel para Windows) ou um caminho do Uniform Resource Locator (URL) na Internet ou em uma intranet.

Nome_amigável é o texto de salto ou valor numérico exibido na célula. Nome_amigável é exibido em azul e com sublinhado. Se nome_amigável for omitido, a célula exibirá o local_vínculo como um texto de salto.

Comentários
  • Local_vínculo pode ser uma seqüência de caracteres de texto entre aspas ou uma célula que contém o vínculo como uma seqüência de caracteres de texto.

  • Nome_amigável pode ser um valor, uma seqüência de caracteres de texto, um nome ou uma célula que contém o texto de salto ou valor.

  • Se nome_amigável retornar um valor de erro (por exemplo, #VALOR!), a célula exibirá o erro em vez do texto de salto.

  • Se o salto especificado em local_vínculo não existir ou não puder ser navegado, aparecerá um erro quando você clicar na célula.

  • Para selecionar uma célula que contenha HYPERLINK, clique em uma célula posicionada ao lado da célula e use uma tecla de direção para mover-se até a célula.
Exemplos
O exemplo a seguir abre uma planilha chamada Orcamento.xls, armazenada na Internet, na posição chamada www.negocios.com/relatorio e exibe o texto "Clique para obter orçamento":

HYPERLINK("http://www.negocios.com/relatorio/orcamento.xls", "Clique para obter orçamento")

O exemplo a seguir cria um hyperlink para a célula F10 na planilha chamada Anual na pasta de trabalhoOrcamento.xls, armazenada na Internet, na posição chamada www.negocios.com/relatorio. A célula na planilha que contém o hyperlink exibe o conteúdo da célula D1 como um texto de salto:

HYPERLINK("'[http://www.negocios.com/relatorio/orcamento.xls]Anual'!F10", D1)

O exemplo a seguir cria um hyperlink para o intervalo chamado Total do Departamento na planilha chamada Primeiro Trimestre na pasta de trabalho Orcamento.xls, armazenada na Internet, na posição chamada www.negocios.com/relatorio. A célula na planilha que contém o hyperlink exibe o texto "Clique para obter o Total do Departamento do Primeiro Trimestre":

HYPERLINK("'[http://www.negocios.com/relatorio/orcamento.xls]Primeiro Trimestre'!TotaldoDepartamento", "Clique para obter o Total do Departamento do Primeiro")

Para criar um hyperlink para um local específico em um documento do Microsoft Word, você deverá usar um marcador para definir o local do documento para o qual você deseja saltar. O exemplo a seguir cria um hyperlink para o marcador chamado LucrosTrimestrais no documento chamado Informe Anual.doc, posicionado em www.negocios.com:

HYPERLINK("'[http://www.negocios.com/Informe Anual.doc]#LucrosTrimestrais", "Informe de Lucros Trimestrais")

No Excel para Windows, o exemplo a seguir exibe o conteúdo da célula D5 como o texto de salto na célula e abre o arquivo chamado 1otrim.xls, armazenado no servidor chamado CONTAS no compartilhamento Demonstrativos. Este exemplo usa um caminho de UNC:

HYPERLINK("\\CONTAS\Demonstrativos\1otrim.xls", D5)

O exemplo a seguir abre o arquivo 1otrim.xls no Excel para Windows, armazenado em um diretório chamado Contas na unidade de disco D e exibe o valor numérico armazenado na célula H10:

HYPERLINK("D:\CONTAS\1otrim.xls", H10)

No Excel para Windows, o exemplo a seguir cria um hyperlink com a área denominada Totais de outra pasta de trabalho (externa), Minhapasta.xls:

HYPERLINK("[C:\Meus documentos\Minhapasta.xls]Totais")

No Microsoft Excel para Macintosh, o exemplo a seguir exibe "Clique aqui" na célula e abre o arquivo denominado Primeiro Trimestre, armazenado em uma pasta denominada Relatorios_Orcamento no disco rígido denominado HD Macintosh:

HYPERLINK("HD Macintosh:Relatorios_Orcamento:Primeiro Trimestre","Clique aqui")

Você pode criar hyperlinks dentro de uma planilha a fim de pular de uma célula para outra. Por exemplo, se o nome da planilha ativa for Junho na pasta de trabalho denominada Orcamento, a fórmula a seguir criará um hyperlink com a célula E56. O texto do vínculo é o valor da célula E56.

HYPERLINK("[Orcamento]Junho!E56",E56)

A fim de pular para uma planilha diferente da mesma pasta de trabalho, altere o nome da planilha no vínculo. No exemplo anterior, para criar um vínculo com a célula E56 da planilha Setembro, troque a palavra "Junho" por "Setembro".

Até a Próxima!!

Função de Referência: ENDEREÇO

Fórmulas e Funções do Excel: ENDEREÇO



Cria um endereço de célula como texto, dados números específicos de linhas e colunas.

Sintaxe
ENDEREÇO(núm_linha;núm_col;núm_abs;a1;texto_planilha)

Núm_linha é o número da linha a ser utilizado na referência da célula.

Núm_col é o número da coluna a ser utilizado na referência da célula.

Núm_abs especifica o tipo de referência a ser retornado.
Núm_abs Retorna este tipo de referência
1 ou omitido Absoluta
2 Linha absoluta, coluna relativa
3 Linha relativa, coluna absoluta
4 Relativa

A1 é um valor lógico que especifica o estilo de referência A1 ou L1C1. Se a1 for VERDADEIRO ou omitido, ENDEREÇO retornará uma referência em estilo A1, se for FALSO, ENDEREÇO retornará uma referência em estilo L1C1.

Texto_planilha é texto que especifica o nome da planilha a ser usada como referência externa. Se texto_planilha for omitido, o nome da planilha não será utilizado.

Exemplos
ENDEREÇO(2;3) é igual a "$C$2"
ENDEREÇO(2;3;2) é igual a "C$2"
ENDEREÇO(2;3;2;FALSO) é igual a "L2C[3]"
ENDEREÇO(2;3;1;FALSO;"[Pasta1]Plan1") é igual a "[Pasta1]Plan1!L2C3"
ENDEREÇO(2;3;1;FALSO;"PLANILHA EXCEL") é igual a "'PLANILHA EXCEL'!L2C3"

Até a Próxima!!

Função de Referência: DESLOC

Fórmulas e Funções do Excel: DESLOC


Retorna uma referência para um intervalo, que é um número especificado de linhas e colunas de uma célula ou intervalo de células. A referência retornada pode ser uma única célula ou um intervalo de células. Você pode especificar o número de linhas e de colunas a serem retornadas.

Sintaxe
DESLOC(ref;lins;cols;altura;largura)

Ref é a referência em que se deseja basear o deslocamento. Ref deve ser uma referência a uma célula ou intervalo de células adjacentes; caso contrário, DESLOC retornará o valor de erro #VALOR!.

Lins é o número de linhas, acima ou abaixo, a que se deseja que a célula superior esquerda se refira. Usar 5 como o argumento de linhas, especifica que a célula superior esquerda na referência está cinco linhas abaixo da referência. Lins pode ser positivo (que significa abaixo da referência inicial) ou negativo (acima da referência inicial).

Cols é o número de colunas, à esquerda ou à direita, a que se deseja que a célula superior esquerda do resultado se refira. Usar 5 como o argumento de colunas, especifica que a célula superior esquerda na referência está cinco colunas à direita da referência. Cols pode ser positivo (que significa à direita da referência inicial) ou negativo (à esquerda da referência inicial).

Se lins e cols deslocarem a referência sobre a borda da planilha, DESLOC retornará o valor de erro #REF!.
Altura é a altura, em número de linhas, que se deseja para a referência fornecida. Altura deve ser um número positivo.

Largura é a largura, em número de colunas, que se deseja para a referência fornecida. Largura deve ser um número positivo.

Se altura ou largura forem omitidos, serão equivalentes a altura ou largura de ref.

Comentários
Na verdade, DESLOC não desloca quaisquer células nem modifica a seleção; apenas fornece uma referência. DESLOC pode ser usada com qualquer função que pressuponha um argumento de referência. Por exemplo, a fórmula SOMA(DESLOC(C2,1,2,3,1)) calcula o valor total de um intervalo formado por 3 linhas e 1 coluna que está 1 linha abaixo e 2 colunas à direita da célula C2.

Exemplos
DESLOC(C3;2;3;1;1) é igual a F5. Se você inserir esta fórmula em uma planilha, o Microsoft Excel exibirá o valor contido na célula F5.
DESLOC(C3:E5;-1;0;3;3) é igual a C2:E4
DESLOC(C3:E5;0;-3;3;3) é igual a #REF!

Até a Próxima!!

Função de Referência: COLS

Fórmulas se Funções do Excel: COLS



Retorna o número de colunas em uma matriz ou referência.

Sintaxe
COLS(matriz)

Matriz é uma matriz, fórmula matricial ou uma referência a um intervalo de células cujo número de colunas você deseja obter.

Exemplos
COLS(A1:C4) é igual a 3
COLS({1.2.3;4.5.6}) é igual a 3

Até a Próxima!!

Função de Referência: COL

Fórmulas e Funções do Excel: COL


C
Retorna o número de coluna da referência especificada.

Sintaxe
COL(ref)

Ref é a célula ou intervalo de células cujo número da coluna você deseja obter.
  • Se ref for omitido, presume-se que seja a referência da célula onde a função COL aparece.

  • Se ref for um intervalo de células e se COL for inserida como uma matriz horizontal, COL retornará os números de referência de coluna como uma matriz horizontal.

  • Ref não pode referir-se a áreas múltiplas.
Exemplos
COL(A3) é igual a 1
Quando inserido como uma matriz em qualquer uma das três células horizontais contíguas:
COL(A3:C5) é igual a {1.2.3}
Se COL for inserida em C5, então:
COL() é igual a COL(C5) é igual a 3

Até a Próxima!!

Função de Referência: ÁREAS

Fórmulas e Funções do Excel: ÁREAS



Retorna o número de áreas em uma referência. Uma área é um intervalo de células contíguas ou uma célula única.

Sintaxe
ÁREAS(ref)

Ref é uma referência a uma célula ou intervalo de células e pode referir-se a várias áreas. Se você quiser especificar várias referências como um argumento único, deverá incluir grupos adicionais de parênteses para que o Microsoft Excel não interprete o ponto-e-vírgula como um separador de campo. Consulte o segundo exemplo a seguir.

Exemplos
ÁREAS(B2:D4) é igual a 1
ÁREAS((B2:D4;E5;F6:I9)) é igual a 3
Se o nome Preços se refere às áreas B1:D4, B2 e E1:E10, então:
ÁREAS(Preços) é igual a 3

Até a Próxima!!

Função de Pesquisa: PROCV

Fórmulas e Funções do Excel: PROCV




Localiza um valor na primeira coluna à esquerda de uma tabela e retorna um valor na mesma linha de uma coluna especificada na tabela. Use PROCV em vez de PROCH quando os valores da comparação estiverem posicionados em uma coluna à esquerda ou à direita dos dados que você deseja procurar.

Sintaxe
PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo)

Valor_procurado é o valor a ser procurado na primeira coluna da matriz. Valor_procurado pode ser um valor, uma referência ou uma seqüência de caracteres de texto.

Matriz_tabela é a tabela de informações em que os dados são procurados. Use uma referência para um intervalo ou nome de intervalo, tal como Banco de dados ou Lista.
  • Se procurar_intervalo for VERDADEIRO, os valores na primeira coluna de matriz_tabela deverão ser colocados em ordem ascendente: ..., -2, -1, 0, 1, 2, ... , A-Z, FALSO, VERDADEIRO; caso contrário, PROCV pode não retornar o valor correto. Se procurar_intervalo for FALSO, matriz_tabela não precisará ser ordenada.

  • Você pode colocar os valores em ordem ascendente escolhendo o comando Classificar no menu Dados e selecionando Crescente.

  • Os valores na primeira coluna de matriz_tabela podem ser texto, números ou valores lógicos.

  • Textos em maiúsculas e minúsculas são equivalentes.
Núm_índice_coluna é o número da coluna em matriz_tabela a partir do qual o valor correspondente deve ser retornado. Um núm_índice_coluna de 1 retornará o valor na primeira coluna em matriz_tabela; um núm_índice_coluna de 2 retornará o valor na segunda coluna em matriz_tabela, e assim por diante. Se núm_índice_coluna for menor do que 1, PROCV retornará o valor de erro #VALOR!; se núm_índice_coluna for maior do que o número de colunas em matriz_tabela, PROCV retornará o valor de erro #REF!.

Procurar_intervalo é um valor lógico que especifica se você quer que PROCV encontre a correspondência exata ou uma correspondência aproximada. Se VERDADEIRO ou omitida, uma correspondência aproximada é retornada; em outras palavras, se uma correspondência exata não for encontrada, o valor maior mais próximo que é menor que o valor_procurado é retornado. Se FALSO, PROCV encontrará uma correspondência exata. Se nenhuma correspondência for encontrada, o valor de erro #N/D é retornado.

Comentários
  • Se PROCV não localizar valor_procurado e procurar_intervalo for VERDADEIRO, ela usará o maior valor que for menor do que ou igual a valor_procurado.

  • Se valor_procurado for menor do que o menor valor na primeira coluna de matriz_tabela, PROCV fornecerá o valor de erro #N/D.

  • Se PROCV não localizar valor_procurado e procurar_intervalo for FALSO, PROCV fornecerá o valor #N/D.
Exemplos


Na planilha anterior, onde o intervalo A4:C12 é denominado Intervalo:
PROCV(1;Intervalo;1;VERDADEIRO) é igual a 0,946
PROCV(1;Intervalo;2) é igual a 2,17
PROCV(1;Intervalo;3;VERDADEIRO) é igual a 100
PROCV(,746;Intervalo;3;FALSO) é igual a 200
PROCV(0,1;Intervalo;2;VERDADEIRO) é igual a #N/D, porque 0,1 é menor do que o menor valor na coluna A
PROCV(2;Intervalo;2;VERDADEIRO) é igual a 1,71

Até a Próxima!!

Função de Pesquisa: PROCH

Fórmulas e Funções do Excel: PROCH




Localiza um valor específico na linha superior de uma tabela ou matriz de valores e retorna o valor na mesma coluna de uma linha especificada na tabela ou matriz. Use PROCH quando seus valores de comparação estiverem localizados em uma linha ao longo da parte superior de uma tabela de dados e você deseja observar um número específico de linhas mais abaixo. Use PROCV quando os valores de comparação estiverem em uma coluna à esquerda ou à direita dos dados que você deseja localizar.

Sintaxe
PROCH(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_lin;procurar_intervalo)

Valor_procurado é o valor a ser localizado na primeira linha da tabela. Valor_procurado pode ser um valor, uma referência ou uma seqüência de caracteres de texto.

Matriz_tabela é uma tabela de informações onde os dados devem ser procurados. Use uma referência para um intervalo ou um nome de intervalo.
  • Os valores na primeira linha de matriz_tabela podem ser texto, números ou valores lógicos.

  • Se procurar_intervalo for VERDADEIRO, os valores na primeira linha de matriz_tabela deverão ser colocados em ordem ascendente: ...-2, -1, 0, 1, 2,... , A-Z, FALSO, VERDADEIRO, caso contrário, PROCH pode não retornar o valor correto. Se procurar_intervalo for FALSO, matriz_tabela não precisará ser ordenada.

  • Textos com maiúsculas ou minúsculas são equivalentes.

  • Você pode colocar valores em ordem ascendente, da esquerda para a direita, selecionando os valores, escolhendo o comando Classificar no menu Dados. Clique em Opções, clique em Classificar da esquerda para a direita e, em seguida, em OK. Em Classificar por, clique na linha da lista e depois em Crescente.
Núm_índice_lin é o número da linha em matriz_tabela de onde o valor correspondente deve ser retirado. 
Um núm_índice_lin equivalente a 1 retorna o valor da primeira linha na matriz_tabela, um núm_índice_lin equivalente a 2 retorna o valor da segunda linha na matriz_tabela, e assim por diante. Se núm_índice_lin for menor do que 1, PROCH retornará o valor de erro #VALOR!; se núm_índice_lin for maior do que o número de linhas na matriz_tabela, PROCH retornará o valor de erro #REF!.

Procurar_intervalo é um valor lógico que especifica se você quer que PROCH localize uma correspondência exata ou aproximada. Se VERDADEIRO ou omitido, uma correspondência aproximada é retornada. Em outras palavras, se uma correspondência exata não for localizada, o valor maior mais próximo que seja menor que o valor_procurado é retornado. Se FALSO, PROCH encontrará uma correspondência exata. 

Se nenhuma correspondência for localizada, o valor de erro #N/D será retornado.

Comentários
  • Se PROCH não localizar valor_procurado, e procurar_intervalo for VERDADEIRO, ela usará o maior valor que é menor do que o valor_procurado.

  • Se o valor_procurado for menor do que o menor valor na primeira linha de matriz_tabela, PROCH retornará o valor de erro #N/D.
Exemplos
Suponha que você tenha uma planilha de inventário de peças de automóveis. A1:A4 contém "Eixos", 4, 5, 6. B1:B4 contêm "Rolamentos", 4, 7, 8. C1:C4 contêm "Parafusos", 9, 10, 11.
PROCH("Eixos"; A1:C4;2;VERDADEIRO) é igual a 4
PROCH("Rolamentos"; A1:C4;3;FALSO) é igual a 7
PROCH("Rolamentos";A1:C4;3;VERDADEIRO) é igual a 7
PROCH("Parafusos";A1:C4;4;) é igual a 11

Matriz_tabela também pode ser uma constante matricial:
PROCH(3;{1.2.3;"a"."b"."c";"d"."e"."f"};2;VERDADEIRO) é igual a "c"

Até a Próxima!!

Função de Pesquisa: PROC

Fórmulas e Funções do Excel: PROC




Retorna valores de um vetor ou matriz. A função PROC apresenta duas formas sintáticas, vetorial e matricial. A forma vetorial de PROC examina um valor em um vetor, move-o para a posição correspondente em um segundo vetor e retorna este valor. A forma matricial de PROC examina o valor especificado na primeira linha ou coluna de uma matriz e retorna um valor da mesma posição na última linha ou coluna da matriz.

Vetorial

A função PROC apresenta duas formas sintáticas, vetorial e matricial.

Um vetor é um intervalo que contém apenas uma linha ou uma coluna. A forma vetorial de PROC examina um valor em um vetor, move-se para a posição correspondente em um segundo vetor e retorna este valor. Use esta forma da função PROC quando quiser especificar o intervalo que contiver os valores que se deseja coincidir. A outra forma de PROC examina automaticamente a primeira coluna ou linha.

Sintaxe 1
Forma vetorial
PROC(valor_procurado;vetor_proc;vetor_result)

Valor_procurado é o valor que PROC pesquisa no primeiro vetor. Valor_procurado pode ser um número, texto, um valor lógico ou um nome ou referência que se refira a um valor.

Vetor_proc é o intervalo que contém somente uma linha ou coluna. Os valores em vetor_proc podem ser textos, números ou valores lógicos.

Importante Os valores em vetor_proc devem ser colocados em ordem ascendente: ...,-2, -1, 0, 1, 2, ..., A-Z, FALSO, VERDADEIRO, caso contrário, PROC pode não fornecer o valor correto. Textos em maiúsculas e minúsculas são equivalentes.

Vetor_result é um intervalo que contém somente uma linha ou coluna. Deve ser do mesmo tamanho de vetor_proc.
  • Se PROC não localizar o valor_procurado, ele coincidirá com o maior valor em vetor_proc que for menor ou igual a valor_procurado.

  • Se valor_procurado for menor do que o menor valor em vetor_proc, PROC fornecerá o valor de erro #N/D.
Exemplos











Na planilha anterior:
PROC(4,91;A2:A7;B2:B7) é igual a "laranja"
PROC(5,00;A2:A7;B2:B7) é igual a "laranja"
PROC(7,66;A2:A7;B2:B7) é igual a "violeta"
PROC(7,66E-14;A2:A7;B2:B7) é igual a #N/D, porque 7,66E-14 é menor do que o menor valor em vetor_proc A2:A7

Matricial

A função PROC apresenta duas formas sintáticas: vetorial e matricial.

A forma matricial de PROC examina o valor especificado na primeira linha ou coluna de uma matriz e retorna um valor da mesma posição na última linha ou coluna da matriz. Use esta forma de PROC quando os valores que você desejar que coincidam encontrarem-se na primeira linha ou coluna da matriz. Use a outra forma de PROC quando quiser especificar a posição da coluna ou linha.

Dica Em geral, é melhor usar a função PROCH ou PROCV em vez da forma de matriz PROC. Esta forma PROC é fornecida para garantir a compatibilidade em relação a outros programas da planilha.

Sintaxe 2
Forma matricial
PROC(valor_procurado;matriz)

Valor_procurado é um valor que PROC localiza em uma matriz. Valor_procurado pode ser um número, um texto, um valor lógico ou uma referência de nome associada a um valor.
  • Se PROC não puder localizar o valor_procurado, ele usará o maior valor na matriz que for menor do que ou igual a valor_procurado.

  • Se valor_procurado for menor do que o menor valor na primeira linha ou coluna (dependendo das dimensões da matriz), PROC retorna o valor de erro #N/D.
Matriz é um intervalo de células que contém texto, números ou valores lógicos que se deseja comparar com o valor_procurado.

A forma matricial de PROC é muito semelhante às funções PROCH e PROCV. A diferença é que PROCH localiza valor_procurado na primeira linha, PROCV localiza na primeira coluna e PROC localiza conforme as dimensões de matriz.
  • Se a matriz cobrir uma área que apresente a largura maior do que a altura (mais colunas do que linhas), PROC localiza valor_procurado na primeira linha.

  • Se a matriz apresentar a altura maior do que a largura (mais linhas do que colunas), PROC localiza na primeira coluna.

  • PROCH e PROCV permitem que você indexe na vertical ou horizontal, mas PROC sempre seleciona o último valor na linha ou coluna.
Importante Os valores devem ser colocados em ordem ascendente: ...,-2, -1, 0, 1, 2, ..., A-Z, FALSO, VERDADEIRO; caso contrário, PROC pode não fornecer o valor correto. Textos em maiúsculas ou minúsculas são equivalentes.

Exemplos
PROC("C";{"a"."b"."c"."d";1.2.3.4}) é igual a 3
PROC("furo";{"a".1;"b".2;"c".3}) é igual a 2

Até a Próxima!!

Função de Pesquisa: ÍNDICE

Fórmulas e Funções do Excel: ÍNDICE




Retorna um valor ou a referência para um valor de dentro de uma tabela ou intervalo. Há duas formas da função ÍNDICE(): matricial e de referência. A forma matricial sempre retorna um valor ou uma matriz de valores; a forma de referência sempre retorna uma referência.
  • ÍNDICE(matriz;núm_linha;núm_coluna) retorna o valor de uma célula ou matriz de células especificada na matriz.

  • ÍNDICE(ref;núm_linha;núm_coluna;núm_área) retorna uma referência para uma célula ou células especificadas na referência. 
Matriz

Retorna o valor de um elemento em uma tabela ou matriz selecionado pelos índices de número de linha e coluna.

A função ÍNDICE apresenta duas formas de sintaxe: matriz e referência. A forma de matriz sempre retorna um valor ou uma matriz de valores; a forma de referência sempre retorna uma referência. Use a forma de matriz se o primeiro argumento de ÍNDICE for uma constante de matriz.

Sintaxe 1
Forma de matriz
ÍNDICE(matriz,núm_linha,núm_coluna)

Matriz é um intervalo de células ou uma constante de matriz. Para obter mais informações sobre valores em constantes de matriz, clique em.

Núm_linha seleciona a linha na matriz a partir da qual um valor deverá ser retornado. Se núm_linha for omitido, núm_coluna é obrigatório.

Núm_coluna seleciona a coluna na matriz a partir da qual um valor deverá ser retornado. Se núm_coluna for omitido, núm_linha é obrigatório.
  • Se os argumentos núm_linha e núm_coluna forem usados, ÍNDICE retornará o valor contido na célula que estiver no ponto de interseção entre núm_linha e núm_coluna.

  • Se a matriz contiver apenas uma linha ou coluna, o argumento núm_linha ou núm_coluna correspondente é opcional.

  • Se a matriz tiver mais de uma linha e mais de uma coluna e apenas núm_linha ou núm_coluna for usado, ÍNDICE retornará uma matriz referente à linha ou coluna inteira da matriz.

  • Se você definir núm_linha ou núm_coluna como 0 (zero), ÍNDICE retornará a matriz de valores referente à coluna ou linha inteira, respectivamente. Para usar os valores retornados como uma matriz, insira a função ÍNDICE como uma fórmula de matriz em um intervalo horizontal de células. Para inserir uma fórmula de matriz, pressione CTRL+SHIFT+ENTER no Microsoft Excel para Windows.
Comentários
Núm_linha e núm_coluna devem fazer referência a uma célula dentro de uma matriz, caso contrário, ÍNDICE retornará o valor de erro #REF!.

Exemplos
ÍNDICE({1,2;3,4},2,2) é igual a 4

Se inserido como fórmula de matriz, então:

ÍNDICE({1,2;3,4},0,2) é igual a {2;4}

Se as células B5:B6 contiverem o texto Maçãs e Bananas e as células C5:C6 contiver o texto Limões e Pêras, respectivamente, então:

ÍNDICE(B5:C6,2,2) é igual a Pêras
ÍNDICE(B5:C6,2,1) é igual a Bananas

Referência

Retorna a referência da célula na interseção de linha e coluna específicas. Se a referência for formada por seleções não-adjacentes, você pode escolher a seleção que deseja observar.

A função ÍNDICE apresenta duas formas sintáticas: matricial e de referência. A forma matricial sempre retorna um valor ou uma matriz de valores; a forma de referência sempre retorna uma referência.

Sintaxe 2
Forma de referência
ÍNDICE(ref;núm_linha;núm_coluna;núm_área)

Ref é uma referência a um ou mais intervalos de célula.
  • Se você estiver inserindo uma seleção não adjacente para ref, coloque ref entre parênteses. Para obter um exemplo de como usar ÍNDICE com uma seleção não adjacente, consulte o quinto exemplo a seguir.

  • Se cada área na referência contiver apenas uma linha ou coluna, o argumento núm_linha ou núm_coluna, respectivamente, será opcional. Por exemplo, para uma referência de linha única, use ÍNDICE(ref;;núm_coluna).
Núm_linha é o número da linha em ref de onde será fornecida uma referência.

Núm_coluna é o número da coluna em ref de onde será fornecida uma referência.

Núm_área seleciona um intervalo em ref do qual deve ser retornada a interseção de núm_linha com núm_coluna. A primeira área selecionada ou inserida recebe o número 1, a segunda recebe o número 2, e assim por diante. Se núm_área for omitido, ÍNDICE usará a área 1.

Por exemplo, se ref descrever as células (A1:B4;D1:E4;G1:H4), então núm_área 1 representará o intervalo A1:B4, núm_área 2 representará o intervalo D1:E4 e núm_área 3 representará o intervalo G1:H4.

Depois que ref e núm_área tiverem selecionado um intervalo específico, núm_linha e núm_coluna selecionam uma célula específica: núm_linha 1 é a primeira linha do intervalo, núm_coluna 1 é a primeira coluna, e assim por diante. A referência que ÍNDICE retorna é a interseção entre núm_linha e núm_coluna.

Se você definiu núm_linha ou núm_coluna como 0, ÍNDICE retorna a referência para a coluna ou linha inteira, respectivamente.

Comentários
  • Núm_linha, núm_coluna e núm_área devem apontar para uma célula na referência; senão, ÍNDICE retornará o valor de erro #REF!. Se núm_linha e núm_coluna forem omitidos, ÍNDICE retornará a área em referência especificada por núm_área.

  • O resultado da função ÍNDICE é uma referência e é interpretado como tal por outras fórmulas. Dependendo da fórmula, o valor retornado por ÍNDICE pode ser usado como uma referência ou como um valor. Por exemplo, a fórmula de macro CÉL("largura";ÍNDICE(A1:B2;1;2)) é equivalente a CÉL("largura";B1). A função CÉL usa o valor retornado por ÍNDICE como uma referência de célula. Por outro lado, uma fórmula tal como 2*ÍNDICE(A1:B2;1;2) traduz o valor retornado por ÍNDICE no número da célula B1.
Exemplos
Na planilha a seguir, o intervalo A2:C6 é denominado Fruta, o intervalo A8:C11 é denominado Nozes e o intervalo A1:C11 é denominado Estoque.
















ÍNDICE(Fruta;2;3) é igual à referência C3, contendo 38
ÍNDICE((A1:C6;A8:C11);2;2;2) é igual à referência B9, contendo $3,55
SOMA(ÍNDICE(Estoque;0;3;1)) é igual a SOMA(C1:C11) é igual à 216
SOMA(B2:ÍNDICE(Fruta;5;2)) é igual a SOMA(B2:B6) é igual à 2,42

Até a Próxima!!

Função de Pesquisa: ESCOLHER

Fórmulas e Funções do Excel: ESCOLHER



Use núm_índice para retornar um valor da lista de argumentos de valor. Use ESCOLHER para selecionar um valor entre 29 valores que se baseie no número de índice. Por exemplo, se do valor1 até o valor7 forem os números da semana, ESCOLHER retorna um dos dias quando um número entre 1 e 7 for usado como núm_índice.

Sintaxe
ESCOLHER(núm_índice;valor1;valor2,...)

Núm_índice especifica o argumento de valor selecionado. Núm_índice deve ser um número entre 1 e 29, ou uma fórmula ou referência a uma célula que contenha um número entre 1 e 29.
  • Se núm_índice for 1, ESCOLHER retornará valor1; se for 2, ESCOLHER retornará valor2; e assim por diante.

  • Se núm_índice for menor do que 1 ou maior do que o número do último valor na lista, ESCOLHER retornará o valor de erro #VALOR!.

  • Se núm_índice for uma fração, será truncada para o menor inteiro antes de ser usada.
Valor1,valor2,... são 1 a 29 argumentos de valor a partir dos quais ESCOLHER seleciona um valor ou uma ação a ser realizada com base no núm_índice. Os argumentos podem ser números, referências de célula, nomes definidos, fórmulas, funções ou texto.

Comentários
  • Se núm_índice for uma matriz, todo valor será avaliado quando ESCOLHER for executada.

  • Os argumentos de valor para ESCOLHER podem ser referências de intervalo bem como valores únicos. Por exemplo, a fórmula:

    SOMA(ESCOLHER(2;A1:A10;B1:B10;C1:C10))

    avalia para:

    SOMA(B1:B10)

    que depois retorna um valor baseado nos valores do intervalo B1:B10.

    A função ESCOLHER é a primeira a ser avaliada, retornando a referência B1:B10. A função SOMA é avaliada posteriormente usando B1:B10, o resultado da função ESCOLHER, como seu argumento.
Exemplos
ESCOLHER(2;"1º";"2º";"3º";"Terminado") é igual a "2º"

SOMA(A1:ESCOLHER(3;A10;A20;A30)) é igual a SOMA(A1:A30)

Se A10 contiver 4, então:

ESCOLHER(A10;"Pregos";"Parafusos";"Porcas";"Pinos") é igual a "Pinos"

Se A10-3 é igual a 3, então:

ESCOLHER(A10-3;"1º";"2º";"3º";"Terminado") igual a "3º"

Se VendasAntigas for um nome definido para fazer referência ao valor 10.000, então:

ESCOLHER(2;VendasNovas;VendasAntigas;PrevisãoVendas) é igual a 10.000

Até a Próxima!!

Função de Pesquisa: CORRESP

Fórmulas e Funções do Excel: CORRESP



Retorna a posição relativa de um item em uma matriz que coincide com um valor especificado na forma especificada. Use CORRESP em vez de uma das funções PROC quando você precisar da posição de um item coincidente ao invés do item propriamente dito.

Sintaxe
CORRESP(valor_procurado;matriz_procurada;tipo_correspondência)

Valor_procurado é o valor utilizado para localizar o valor desejado em uma tabela.
  • Valor_procurado é o valor que você deseja coincidir com matriz_procurada. Por exemplo, quando você procura o número do telefone de alguém em uma lista telefônica, você está usando o nome da pessoa como o valor da procura, mas o número do telefone é o valor que você deseja.

  • Valor_procurado pode ser um valor (número, texto ou valor lógico) ou uma referência de célula de um número, texto ou valor lógico.
Matriz_procurada é um intervalo contíguo de células que contém valores possíveis de procura. Matriz_procurada pode ser uma matriz ou uma referência matricial.
Tipo_correspondência é o número -1, 0 ou 1. Tipo_correspondência especifica como o Microsoft Excel corresponde a valor_procurado com os valores contidos em matriz_procurada.
  • Se tipo_correspondência for 1, CORRESP localizará o maior valor que for menor do que ou igual a valor_procurado. Matriz_procurada deve ser posicionada em ordem ascendente: ...-2, -1, 0, 1, 2,...A-Z, FALSO, VERDADEIRO.

  • Se tipo_correspondência for 0, CORRESP localizará o primeiro valor que for exatamente igual a valor_procurado. Matriz_procurada pode ser colocada em qualquer ordem.

  • Se tipo_correspondência for -1, CORRESP localizará o menor valor que for maior ou igual a valor_procurado. Matriz_procurada deve ser posicionada em ordem decrescente: VERDADEIRO, FALSO, Z-A,...2, 1, 0, -1, -2,... e assim por diante.

  • Se tipo_correspondência for omitido, será equivalente a 1.
Comentários
  • CORRESP retorna a posição do valor coincidente em matriz_procurada, e não o valor propriamente dito. Por exemplo: CORRESP("b";{"a"."b"."c"};0) retorna 2, a posição relativa de "b" na matriz {"a"."b"."c"}.

  • CORRESP não faz distinção entre letras maiúsculas e minúsculas quando estiver fazendo a correspondência entre valores de texto.

  • Se CORRESP não conseguir localizar um valor coincidente, ele fornecerá o valor de erro #N/D.

  • Se tipo_correspondência for 0 e valor_procurado for um texto, valor_procurado poderá conter os caracteres curingas, asterisco (*) e ponto de interrogação (?). Um asterisco coincide com qualquer seqüência de caracteres; um ponto de interrogação coincide com qualquer caractere.
Exemplos



Observe que C2:C8 contém texto formatado como números percentuais.
Na planilha anterior:

CORRESP(39000;B2:B8;1) é igual a 3
CORRESP(38000;B2:B8;0) é igual a 2
CORRESP(39000;B2:B8;-1) é igual ao valor de erro #N/D porque o intervalo B2:B8 está incorretamente ordenado para tipo_correspondência coincidindo com -1 (a ordem deve ser decrescente para ser correta).
Suponha que Iene se refira a A2:A8, IeneDólar a A2:C8 e MinhaRenda a uma célula que contenha o número ¥6,301,126.33. Esta fórmula:
"Seu imposto de renda é "&PROC(MinhaRenda;IeneDólar)&", que posiciona você em um número da categoria de imposto "&CORRESP(MinhaRenda;Iene)&"."
produz este resultado:
"Seu imposto de renda é 22,41%, o que posiciona você no número 7 da categoria de imposto."

Até a Próxima!!

Função de Matemática: TRUNCAR

Fórmulas e Funções do Excel: TRUNCAR



Trunca um número para um inteiro removendo a parte fracionária do número.

Sintaxe
TRUNCAR(núm;núm_dígitos)

Núm é o número que se deseja truncar.

Núm_dígitos é um número que especifica a precisão da operação. O valor padrão para núm_dígitos é 0 (zero).

Comentários
TRUNCAR e INT são semelhantes pois os dois retornam inteiros. TRUNCAR remove a parte fracionária do número. INT arredonda para menos até o número inteiro mais próximo de acordo com o valor da parte fracionária do número. INT e TRUNCAR são diferentes apenas quando usam números negativos: TRUNCAR(-4,3) retorna -4, mas INT(-4,3) retorna -5, porque -5 é o número menor.

Exemplos
TRUNCAR(8,9) é igual a 8
TRUNCAR(-8,9) é igual a -8
TRUNCAR(PI()) é igual a 3

Até a Próxima!!

Função de Matemática: TETO

Fórmulas e Funções do Excel: TETO



Retorna um núm arredondado para cima, afastando-o de zero, até o múltiplo mais próximo de significância. Por exemplo, se quiser evitar usar centavos nos preços e o seu produto custar $ 4,42, use a fórmula =TETO(4;42;0;05) para arredondar os preços para cima até o valor inteiro mais próximo.
Sintaxe
TETO(núm;significância)

Núm é o valor que você deseja arredondar.

Significância é o múltiplo que você deseja arredondar.

Comentários
  • Se um dos argumentos não for numérico, TETO retornará o valor de erro #VALOR!.

  • Independentemente do sinal de núm, um valor é arredondado para mais quando estiver se afastando de zero. Caso núm seja um múltiplo exato de significância, não haverá arredondamento.

  • Se núm e significância tiverem sinais diferentes, TETO retornará o valor de erro #NÚM! .
Exemplos
TETO(2,5; 1) é igual a 3
TETO(-2,5; -2) é igual a -4
TETO(-2,5; 2) é igual a #NÚM!
TETO(1,5; 0,1) é igual a 1,5
TETO(0,234; 0,01) é igual a 0,24

Até a Próxima!!

Função Trigonométrica: TG

Fórmulas e Funções do Excel: TG



Retorna a tangente de um determinado ângulo.

Sintaxe
Tg(núm)

Núm é o ângulo em radianos para o qual se deseja a tangente. Se o argumento estiver em graus, multiplique-o por PI()/180 para convertê-lo em radianos.

Exemplos
Tg(0,785) é igual a 0,99920
Tg(45*PI()/180) é igual a 1

Até a Próxima!!

Função Trigonométrica: TANH

Fórmulas e Funções do Excel: TANH



Retorna a tangente hiperbólica de um número.

Sintaxe
TANH(núm)

Núm é qualquer número real

A fórmula para a tangente hiperbólica é:


Exemplos
TANH(-2) é igual a -0,96403
TANH(0) é igual a 0
TANH(0,5) é igual a 0,462117

Até a Próxima!!

Função Trigonométrica: SENH

Fórmulas e Funções do Excel: SENH



Retorna o seno hiperbólico de um número.

Sintaxe
SENH(núm)

Núm é qualquer número real.

A fórmula para o seno hiperbólico é:







Exemplos
SENH(1) é igual a 1,175201194
SENH(-1) é igual a -1,175201194

Você pode usar a função de seno hiperbólico para aproximar uma distribuição de probabilidade cumulativa. Suponha que um valor de teste de laboratório varie entre 0 e 10 segundos. Uma análise empírica do histórico coletado de experiências mostra que a probabilidade de obter um resultado, x, menor do que t segundos é aproximada pela equação abaixo:
P(x<t) = 2,868 * SENH(0,0342 * t), onde 0<t<10

Para calcular a probabilidade de obter um resultado menor que 1,03 segundos, substitua t por 1,03:
2,868*SENH(0,0342*1,03) é igual a 0.101049063
Você pode esperar que este resultado ocorra em aproximadamente 101 vezes a cada 1.000 experiências.

Até a Próxima!!

Função Trigonométrica: SEN

Fórmulas e Funções do Excel: SEN



Retorna o seno de um ângulo dado.

Sintaxe
SEN(núm)

Núm é o ângulo em radianos para o qual você deseja obter o seno. Se o argumento for em graus, multiplique-o por PI()/180 para convertê-lo em radianos.

Exemplos
SEN(PI()) é igual a 1,22E-16, que é aproximadamente zero. O seno de pi é zero.
SEN(PI()/2) é igual a 1
SEN(30*PI()/180) é igual a 0,5, o seno de 30 graus

Até a Próxima!!

Função Trigonométrica: RADIANOS

Fórmulas e Funções do Excel: RADIANOS



Converte graus em radianos.

Sintaxe
RADIANOS(ângulo)

Ângulo é um ângulo em graus que você deseja converter.

Exemplo
RADIANOS(270) é igual a 4,712389 (3π/2 radianos

Até a Próxima!!


Função e Trigonométrica: GRAUS

Fórmulas e Funções do Excel: GRAUS



Converte radianos em graus.

Sintaxe
GRAUS(ângulo)

Ângulo é o ângulo em radianos que se deseja converter.

Exemplo
GRAUS(PI()) é igual a 180

Até a Próxima!!

Funçãoe Trigonométrica: COSH

Fórmulas e Funções do Excel: COSH



Retorna o cosseno hiperbólico de um número.

Sintaxe
COSH(núm)

Número é qualquer número real cujo cosseno hiperbólico você deseja calcular.

A fórmula para o cosseno hiperbólico é:







Exemplos
COSH(4) é igual a 27,30823
COSH(EXP(1)) é igual a 7,610125, onde EXP(1) é e, a base do logaritmo natural.

Até a Próxima!!

Função Trigonométrica: COS

Fórmulas e Funções do Excel: COS



Retorna o cosseno do ângulo dado.

Sintaxe
COS(núm)

Núm é o ângulo em radianos para o qual você deseja obter o cosseno. Se o ângulo estiver em graus, multi-plique-o por PI()/180 para convertê-lo em radianos.

Exemplos
COS(1,047) é igual a 0,500171
COS(60*PI()/180) é igual a 0,5, o cosseno de 60 graus

Até a Próxima!!


Função Trigonométrica: ATANH

Fórmulas e Funções do Excel: ATANH



Retorna a tangente hiperbólica inversa de um número. O número deve estar entre -1 e 1 (excluindo -1 e 1). A tangente hiperbólica inversa é o valor cuja tangente hiperbólica é núm, de modo que  que ATANH (TANH(núm)) é igual a núm.

Sintaxe
ATANH(núm)

Núm é qualquer número real entre 1 e -1.

Exemplos
ATANH(0,76159416) é igual a 1, aproximadamente
ATANH(-0,1) é igual a -0,10034

Até a Próxima!!

Função Trigonométrica: ATAN2

Fórmulas e Funções do Excel: ATAN2



Retorna o arco tangente das coordenadas x e y especificadas. O arco tangente é o ângulo entre eixo x e uma linha que contém a origem (0, 0) e um ponto com coordenadas (núm_x; núm_y). O ângulo é dado em radianos entre -pi e pi, excluindo -pi.

Sintaxe
ATAN2(núm_x;núm_y)

Núm_x é a coordenada x do ponto.

Núm_y é a coordenada y do ponto.

Comentários
  • Um resultado positivo representa um ângulo no sentido anti-horário do eixo x; um resultado negativo representa um ângulo no sentido horário.

  • ATAN2(a;b) é igual a ATAN(b/a), exceto que a pode ser igual a 0 em ATAN2.

  • Se núm_x e núm_y forem 0, ATAN2 retornará o valor de erro #DIV/0!.

  • Para expressar o arco tangente em graus, multiplique o resultado por 180/PI( ).
Exemplos
ATAN2(1; 1) é igual a 0,785398 (pi/4 radianos)
ATAN2(-1; -1) é igual a -2,35619 (-3*pi/4 radianos)
ATAN2(-1; -1)*180/PI() é igual a -135 (graus)

Até a Próxima!!

Função Trigonométrica: ATAN

Fórmulas e Funções do Excel: ATAN



Retorna o arco tangente de um número. O arco tangente é o ângulo cuja tangente é núm. O ângulo retornado é dado em radianos no intervalo -pi/2 a pi/2.

Sintaxe
ATAN(núm)

Núm é a tangente do ângulo desejado.

Comentários
Para expressar o arco tangente em graus, multiplique o resultado por 180/PI( ).

Exemplos
ATAN(1) é igual a 0,785398 (pi/4 radianos)
ATAN(1)*180/PI() é igual a 45 (graus)

Até a Próxima!!

Função Trigonométrica: ASEN

Fórmulas e Funções do Excel: ASEN



Retorna o arco seno de um número. O arco seno é o ângulo cujo seno é núm. O ângulo retornado é dado em radianos no intervalo -pi/2 a pi/2.

Sintaxe
ASEN(núm)

Núm é o seno do ângulo desejado e deve estar entre -1 e 1.

Comentários
Para expressar o arco seno em graus, multiplique o resultado por 180/PI( ).

Exemplos
ASEN(-0,5) é igual a -0,5236 (-pi/6 radianos)
ASEN(-0,5)*180/PI() é igual a -30 (graus)

Até a Próxima!!

Função Trigonométrica: ACOSH

Fórmulas e Funções do Excel: ACOSH



Retorna o cosseno hiperbólico inverso de um número. O número deve ser maior ou igual a 1. O cosseno hiperbólico inverso é o valor cujo cosseno hiperbólico é núm, de modo que ACOSH(COSH(núm)) seja igual a núm.

Sintaxe
ACOSH(núm)

Núm é qualquer número real maior ou igual a 1.

Exemplos
ACOSH(1) é igual a 0
ACOSH(10) é igual a 2,993223

Até a Próxima!!

Função de Matemática e Trigonométrica: ACOS

Fórmulas e Funções do Excel: ACOS



Retorna o arco cosseno de um número. O arco cosseno é o ângulo cujo cosseno é núm. O ângulo retornado é dado em radianos no intervalo de 0 a pi.

Sintaxe
ACOS(núm)

Núm é o cosseno do ângulo desejado e deve estar entre -1 e 1.
Se você quiser converter o resultado de radianos em graus, multiplique-o por 180/PI().

Exemplos
ACOS(-0,5) é igual a 2,094395 (2*pi/3 radianos)
ACOS(-0,5)*180/PI() é igual a 120 (graus)

Até a Próxima!!

Função Matemática: SUBTOTAL

Fórmulas e Funções do Excel: SUBTOTAL



Retorna um subtotal em uma lista ou em um banco de dados. É geralmente mais fácil criar uma lista com subtotais usando o comando Subtotais (menu Dados). Assim que a lista de subtotais for criada, você poderá modificá-la editando a função SUBTOTAL.

Sintaxe
SUBTOTAL(núm_função;ref1;ref2;...)

Núm_função é o número de 1 a 11 que especifica qual função usar no cálculo de subtotais dentro de uma lista.
Núm_função Função
1 MÉDIA
2 CONT.NÚM
3 CONT.VALORES
4 MÁXIMO
5 MÍNIMO
6 MULT
7 DESVPAD
8 DESVPADP
9 SOMA
10 VAR
11 VARP

Ref1; ref2; são intervalos ou referências de 1 a 29 para os quais você deseja o subtotal.

Comentários
  • Se existirem outros subtotais dentro de ref1; ref2,… (ou subtotais aninhados), esses subtotais aninhados serão ignorados para evitar dupla contagem.

  • A função SUBTOTAL vai ignorar quaisquer linhas ocultas que resultem de uma lista filtrada. Isso é importante quando você deseja obter o subtotal apenas dos dados visíveis que resultam de uma lista filtrada por você.

  • Se qualquer uma das referências for uma referência 3D, a função SUBTOTAL retornará o valor de erro #VALOR!.
Exemplo
SUBTOTAL(9;C3:C5) vai gerar um subtotal das células C3:C5 usando a função SOMA

Até a Próxima!!

Função Matemática: SQRTPI

Fórmulas e Funções do Excel: SQRTPI



Retorna a raiz quadrada de (núm* pi).

Observação: Se esta função não estiver disponível, execute o Programa de Instalação para instalar as Ferramentas de análise. Após instalar as Ferramentas de análise, é necessário ativá-las selecionando o comando Suplementos no menu Ferramentas.

Sintaxe
SQRTPI(núm)

Núm é o número pelo qual se multiplica pi.

Comentário
Se Núm < 0, SQRTPI fornecerá o valor de erro #NÚM!.

Exemplos
SQRTPI(1) é igual a 1,772454
SQRTPI(2) é igual a 2,506628

Até a Próxima!!

Função Matemática: SOMAXMY2

Fórmulas e Funções do Excel: SOMAXMY2



Retorna a soma dos quadrados das diferenças dos valores correspondentes em duas matrizes.

 Sintaxe
SOMAXMY2(matriz_x;matriz_y)

Matriz_x é a primeira matriz ou intervalo de valores.

Matriz_y é o segundo valor ou intervalo de valores.

Comentários
  • Os argumentos devem ser números, ou nomes, matrizes, ou referências que contenham números.

  • Se uma matriz ou argumento de referência contiver texto, valores lógicos, ou células vazias, estes valores serão ignorados; no entanto, células com valor zero serão incluídas.

  • Se matriz_x e matriz_y tiverem um número diferente de valores, SOMAXMY2 retornará o valor de erro #N/D.

  • A equação para a soma da diferença dos quadrados é:






Exemplo
SOMAXMY2({2. 3. 9. 1. 8. 7. 5}; {6. 5. 11. 7. 5. 4. 4}) é igual a 79

Até a Próxima!!

Função Matemática: ROMANO

Fórmulas e Funções do Excel: ROMANO



Converte um numeral arábico em romanos, como texto.

Sintaxe
ROMANO(núm;forma)

Núm é o número arábico que se deseja converter.

Forma é o número que especifica o tipo de número romano desejado. O estilo do número romano varia de clássico a simplificado, tornando-se mais conciso à medida que o valor da forma aumenta. Consulte o exemplo de ROMANO(499;0) seguinte.
Forma Tipo
0 ou omitido Clássico.
1 Mais conciso. Consulte o exemplo abaixo
2 Mais conciso. Consulte o exemplo abaixo
3 Mais conciso. Consulte o exemplo abaixo
4 Simplificado
VERDADEIRO Clássico
FALSO Simplificado

Comentários
  • Se o número for negativo, o valor de erro #VALOR! será retornado.

  • Se o número for maior do que 3999, o valor de erro #VALOR! será retornado.
Exemplos
ROMANO(499,0) é igual a "CDXCIX"
ROMANO(499,1) é igual a "LDVLIV"
ROMANO(499,2) é igual a "XDIX"
ROMANO(499,3) é igual a "VDIV"
ROMANO(499,4) é igual a "ID"
ROMANO(1993,0) é igual a "MCMXCIII"

Até a Próxima!!

Função Matemática: RESTO

Fórmulas e Funções do Excel: RESTO



Retorna o resto depois da divisão de núm por divisor. O resultado possui o mesmo sinal que divisor.

Sintaxe
Resto(núm,divisor)

Núm é o número para o qual você deseja encontrar o resto.

Divisor é o número pelo qual você deseja dividir o número. Se divisor for 0, Resto retornará o valor de erro #DIV/0!.

Comentários
A função Resto pode ser expressa em termos da função INT:
MOD(n, d) = n - d*INT(n/d)

Exemplos
Resto(3; 2) é igual a 1
Resto(-3; 2) é igual a 1
Resto(3; -2) é igual a -1
Resto(-3; -2) é igual a -1

Até a Próxima!!

Função Matemática: RANDBETWEEN

Fórmulas e Funções do Excel: RANDBETWEEN



Retorna um número aleatório entre os números especificados. Um novo número aleatório será retornado sempre que a planilha for calculada.

Observação: Se esta função não estiver disponível, execute o Programa de Instalação para instalar as Ferramentas de análise. Após instalar as Ferramentas de análise, é necessário ativá-las selecionando o comando Suplementos no menu Ferramentas.

Sintaxe
RANDBETWEEN(inferior;superior)

Inferior é o menor inteiro que RANDBETWEEN retornará.

Superior é o maior inteiro que RANDBETWEEN retornará.

Até a Próxima!!

Função Matemática: SOMAX2SY2

Fórmulas e Funções do Excel: SOMAX2SY2



Retorna a soma da soma dos quadrados dos valores correspondentes em duas matrizes. A soma da soma dos quadrados é um termo comum em muitos cálculos estatísticos.

Sintaxe
SOMAX2SY2(matriz_x;matriz_y)

Matriz_x é a primeira matriz ou intervalo de valores.

Matriz_y é a segunda matriz ou intervalo de valores.

Comentários
  • Os argumentos devem ser números, nomes, matrizes, ou referências que contenham números.

  • Se uma matriz ou argumento de referência contiver texto, valores lógicos, ou células vazias, estes valores serão ignorados; no entanto, células com valor zero serão incluídas.

  • Se matriz_x e matriz_y tiverem um número diferente de valores, SOMAX2SY2 retornará o valor de erro #N/D.

  • A equação para a soma da soma dos quadrados é:






Exemplo
SOMAX2SY2({2. 3. 9. 1. 8. 7. 5}; {6. 5. 11. 7. 5. 4. 4}) é igual a 521

Até a Próxima!!

Função Matemática: SOMAX2DY2

Fórmulas e Funções do Excel: SOMAX2DY2



Retorna a soma da diferença dos quadrados dos valores correspondentes em duas matrizes.

Sintaxe
SOMAX2DY2(matriz_x;matriz_y)

Matriz_x é a primeira matriz ou intervalo de valores.

Matriz_y é a segunda matriz ou intervalo de valores.

Comentários
  • Os argumentos devem ser números, ou nomes, matrizes, ou referências que contenham números.

  • Se uma matriz ou argumento de referência contiver texto, valores lógicos, ou células vazias, estes valores serão ignorados; no entanto, células com valor zero serão incluídas.

  • Se matriz_x e matriz_y tiverem um número diferente de valores, SOMAX2DY2 fornecerá o valor de erro #N/D.

  • A equação para a soma da diferença dos quadrados é:






Exemplo
SOMAX2DY2({2. 3. 9. 1. 8. 7. 5}; {6. 5. 11. 7. 5. 4. 4}) é igual a -55

Até a Próxima!!

Função Matemática: SOMASE

Fórmulas e Funções do Excel: SOMASE



Adiciona as células especificadas por um determinado critério.

Sintaxe
SOMASE(intervalo;critérios;intervalo_soma)

Intervalo é o intervalo de células que se deseja calcular.

Critérios são os critérios na forma de um número, expressão ou texto, que define quais células serão adicionadas. Por exemplo, os critérios podem ser expressos como 32, "32", ">32", "maçãs".

Intervalo_soma são as células que serão realmente somadas. As células em intervalo_soma são somadas somente se suas células correspondentes em intervalo coincidirem com os critérios estipulados. Se intervalo_soma for omitido, as células em intervalo serão somadas.

Comentário
O Microsoft Excel oferece funções adicionais que podem ser usadas para analisar seus dados com base em uma condição. Por exemplo, para contar o número de ocorrências de uma seqüência de texto ou de um número dentro de um intervalo de células, use a função CONT.SE. Para que uma fórmula retorne um valor entre duas opções de valores com base em uma condição, como um prêmio de vendas com base em um montante de vendas especificado, use a função de planilha SE. 

Exemplo
Suponha que A1:A4 contém os seguintes valores de propriedade para quatro casas: R$ 100.000, R$ 200.000, R$ 300.000, R$ 400.000, respectivamente. B1:B4 conterá as seguintes comissões de vendas em cada um dos valores de propriedade correspondentes: R$ 7.000, R$ 14.000, R$ 21.000, R$ 28.000.
SOMASE(A1:A4;">160000";B1:B4) é igual a R$ 63.000

Até a Próxina!!

Função Matemática: SOMARPRODUTO

Fórmulas e Funções do Excel: SOMARPRODUTO



Multiplica os componentes correspondentes nas matrizes fornecidas e retorna a soma destes produtos.

Sintaxe
SOMARPRODUTO(matriz1;matriz2;matriz3; ...)

Matriz1, matriz2, matriz3,... são matrizes de 2 a 30 cujos componentes se deseja multiplicar e depois somar.
  • Os argumentos da matriz devem ter a mesma dimensão. Se não tiverem, SOMARPRODUTO fornecerá o valor de erro #VALOR!.

  • SOMARPRODUTO trata as entradas da matriz não-numéricas como se fossem zeros.
Exemplo








A seguinte fórmula multiplica todos os componentes das duas matrizes da planilha anterior e depois soma os produtos — ou seja, 3*2 + 4*7 + 8*6 + 6*7 + 1*5 + 9*3.

SOMARPRODUTO({3.4.8.6.1.9}; {2.7.6.7.5.3}) é igual a 156

Comentários
O exemplo anterior fornece o mesmo resultado que a fórmula SOMA(A1:B3*D1:E3) inserida como uma matriz. Usar matrizes oferece uma solução mais geral para fazer operações semelhantes a SOMARPRODUTO. Por exemplo, você pode calcular a soma dos quadrados dos elementos em A1:B3 usando a fórmula SOMA(A1:B3^2) inserida como uma matriz.

Até a Próxima!!

Função Matemática: SOMAQUAD

Fórmulas e Funções do Excel: SOMAQUAD



Retorna a soma dos quadrados dos argumentos.

Sintaxe
SOMAQUAD(núm1;núm2; ...)

Núm1, núm2,... são argumentos de 1 a 30 para os quais se deseja a soma dos quadrados. Você pode também usar uma única matriz ou referência a uma matriz em vez dos argumentos separados por vírgulas.

Exemplo
SOMAQUAD(3; 4) é igual a 25

Até a Próxima!!