Pesquisar este blog

sábado, 6 de outubro de 2012

Função de Pesquisa: PROCH

Fórmulas e Funções do Excel: PROCH




Localiza um valor específico na linha superior de uma tabela ou matriz de valores e retorna o valor na mesma coluna de uma linha especificada na tabela ou matriz. Use PROCH quando seus valores de comparação estiverem localizados em uma linha ao longo da parte superior de uma tabela de dados e você deseja observar um número específico de linhas mais abaixo. Use PROCV quando os valores de comparação estiverem em uma coluna à esquerda ou à direita dos dados que você deseja localizar.

Sintaxe
PROCH(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_lin;procurar_intervalo)

Valor_procurado é o valor a ser localizado na primeira linha da tabela. Valor_procurado pode ser um valor, uma referência ou uma seqüência de caracteres de texto.

Matriz_tabela é uma tabela de informações onde os dados devem ser procurados. Use uma referência para um intervalo ou um nome de intervalo.
  • Os valores na primeira linha de matriz_tabela podem ser texto, números ou valores lógicos.

  • Se procurar_intervalo for VERDADEIRO, os valores na primeira linha de matriz_tabela deverão ser colocados em ordem ascendente: ...-2, -1, 0, 1, 2,... , A-Z, FALSO, VERDADEIRO, caso contrário, PROCH pode não retornar o valor correto. Se procurar_intervalo for FALSO, matriz_tabela não precisará ser ordenada.

  • Textos com maiúsculas ou minúsculas são equivalentes.

  • Você pode colocar valores em ordem ascendente, da esquerda para a direita, selecionando os valores, escolhendo o comando Classificar no menu Dados. Clique em Opções, clique em Classificar da esquerda para a direita e, em seguida, em OK. Em Classificar por, clique na linha da lista e depois em Crescente.
Núm_índice_lin é o número da linha em matriz_tabela de onde o valor correspondente deve ser retirado. 
Um núm_índice_lin equivalente a 1 retorna o valor da primeira linha na matriz_tabela, um núm_índice_lin equivalente a 2 retorna o valor da segunda linha na matriz_tabela, e assim por diante. Se núm_índice_lin for menor do que 1, PROCH retornará o valor de erro #VALOR!; se núm_índice_lin for maior do que o número de linhas na matriz_tabela, PROCH retornará o valor de erro #REF!.

Procurar_intervalo é um valor lógico que especifica se você quer que PROCH localize uma correspondência exata ou aproximada. Se VERDADEIRO ou omitido, uma correspondência aproximada é retornada. Em outras palavras, se uma correspondência exata não for localizada, o valor maior mais próximo que seja menor que o valor_procurado é retornado. Se FALSO, PROCH encontrará uma correspondência exata. 

Se nenhuma correspondência for localizada, o valor de erro #N/D será retornado.

Comentários
  • Se PROCH não localizar valor_procurado, e procurar_intervalo for VERDADEIRO, ela usará o maior valor que é menor do que o valor_procurado.

  • Se o valor_procurado for menor do que o menor valor na primeira linha de matriz_tabela, PROCH retornará o valor de erro #N/D.
Exemplos
Suponha que você tenha uma planilha de inventário de peças de automóveis. A1:A4 contém "Eixos", 4, 5, 6. B1:B4 contêm "Rolamentos", 4, 7, 8. C1:C4 contêm "Parafusos", 9, 10, 11.
PROCH("Eixos"; A1:C4;2;VERDADEIRO) é igual a 4
PROCH("Rolamentos"; A1:C4;3;FALSO) é igual a 7
PROCH("Rolamentos";A1:C4;3;VERDADEIRO) é igual a 7
PROCH("Parafusos";A1:C4;4;) é igual a 11

Matriz_tabela também pode ser uma constante matricial:
PROCH(3;{1.2.3;"a"."b"."c";"d"."e"."f"};2;VERDADEIRO) é igual a "c"

Até a Próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário