Pesquisar este blog

sábado, 6 de outubro de 2012

Função de Referência: INDIRETO

Fórmulas e Funções do Excel: INDIRTO



Retorna a referência especificada por uma seqüência de caracteres de texto. As referências são imediatamente avaliadas para exibir seu conteúdo. Use INDIRETO quando quiser mudar a referência a uma célula em uma fórmula sem mudar a própria fórmula.

Sintaxe
INDIRETO(texto_ref;a1)

Texto_ref é uma referência a uma célula que contém uma referência em estilo A1, uma referência em estilo L1C1, um nome definido como uma referência ou uma referência a uma célula como uma seqüência de caracteres de texto. Se texto_ref não for uma referência de célula válida, INDIRETO retorna o valor de erro #REF!.

A1 é um valor lógico que especifica o tipo de referência contido na célula texto_ref.
  • Se a1 for VERDADEIRO ou omitido, texto_ref será interpretado como uma referência em estilo A1.

  • Se a1 for FALSO, texto_ref será interpretado como uma referência em estilo L1C1.
Comentários
  • Se texto_ref referir-se a outra pasta de trabalho (uma referência externa), ela deve ser aberta. Se a pasta de trabalho original não estiver aberta, INDIRETO retornará o valor de erro #REF!
Exemplos
Se a célula A1 contiver o texto "B2", e a célula B2 contiver o valor 1.333, então:
INDIRETO($A$1) é igual a 1,333

Se você alterar o texto em A1 para "C5" e a célula C5 contiver o valor 45, então:
INDIRECT($A$1) é igual a 45

Se a área de trabalho for definida de maneira a exibir referências em estilo L1C1, a célula L1C1 conterá L2C2, e a célula L2C2 conterá o valor 1,333, então:
INT(INDIRETO(L1C1;FALSO)) é igual a 1

Se B3 contiver o texto "Jorge" e uma célula definida como Jorge contiver o valor 10, então:
INDIRETO($B$3) é igual a 10

Quando você cria uma fórmula que refere-se a uma célula, a referência à célula será atualizada se a célula for movida com o comando Recortar para excluir a célula ou se a célula for movida porque as linhas ou colunas são inseridas ou excluídas. Se sempre quiser que a fórmula se refira a mesma célula independente se a linha acima da célula está excluída ou a célula é movida, use a função de planilha INDIRETO. Por exemplo, se você sempre quiser que a fórmula se refira à célula A10, use a seguinte sintaxe.

INDIRETO("A10")

Até a Próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário