Pesquisar este blog

sábado, 6 de outubro de 2012

Função de Referência: DESLOC

Fórmulas e Funções do Excel: DESLOC


Retorna uma referência para um intervalo, que é um número especificado de linhas e colunas de uma célula ou intervalo de células. A referência retornada pode ser uma única célula ou um intervalo de células. Você pode especificar o número de linhas e de colunas a serem retornadas.

Sintaxe
DESLOC(ref;lins;cols;altura;largura)

Ref é a referência em que se deseja basear o deslocamento. Ref deve ser uma referência a uma célula ou intervalo de células adjacentes; caso contrário, DESLOC retornará o valor de erro #VALOR!.

Lins é o número de linhas, acima ou abaixo, a que se deseja que a célula superior esquerda se refira. Usar 5 como o argumento de linhas, especifica que a célula superior esquerda na referência está cinco linhas abaixo da referência. Lins pode ser positivo (que significa abaixo da referência inicial) ou negativo (acima da referência inicial).

Cols é o número de colunas, à esquerda ou à direita, a que se deseja que a célula superior esquerda do resultado se refira. Usar 5 como o argumento de colunas, especifica que a célula superior esquerda na referência está cinco colunas à direita da referência. Cols pode ser positivo (que significa à direita da referência inicial) ou negativo (à esquerda da referência inicial).

Se lins e cols deslocarem a referência sobre a borda da planilha, DESLOC retornará o valor de erro #REF!.
Altura é a altura, em número de linhas, que se deseja para a referência fornecida. Altura deve ser um número positivo.

Largura é a largura, em número de colunas, que se deseja para a referência fornecida. Largura deve ser um número positivo.

Se altura ou largura forem omitidos, serão equivalentes a altura ou largura de ref.

Comentários
Na verdade, DESLOC não desloca quaisquer células nem modifica a seleção; apenas fornece uma referência. DESLOC pode ser usada com qualquer função que pressuponha um argumento de referência. Por exemplo, a fórmula SOMA(DESLOC(C2,1,2,3,1)) calcula o valor total de um intervalo formado por 3 linhas e 1 coluna que está 1 linha abaixo e 2 colunas à direita da célula C2.

Exemplos
DESLOC(C3;2;3;1;1) é igual a F5. Se você inserir esta fórmula em uma planilha, o Microsoft Excel exibirá o valor contido na célula F5.
DESLOC(C3:E5;-1;0;3;3) é igual a C2:E4
DESLOC(C3:E5;0;-3;3;3) é igual a #REF!

Até a Próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário