Pesquisar este blog

sábado, 6 de outubro de 2012

Função de Referência: HYPERLINK

Fórmulas e Funções do Excel: HYPERLINK



Cria um atalho ou salto que abre um documento armazenado em um servidor de rede, na \ ou na Internet. Quando você clica na célula que contém a função HYPERLINK, o Microsoft Excel abre o arquivo armazenado em local_vínculo.

Sintaxe
HYPERLINK(local_vínculo,nome_amigável)

Local_vínculo é o caminho ou o nome de arquivo para o documento que será aberto como texto. 

Local_vínculo pode se referir a uma posição em um documento — como uma célula específica ou um intervalo nomeado em uma planilha ou pasta de trabalho do Microsoft Excel, ou a um marcador em um documento do Microsoft Word. O caminho pode ser para um arquivo armazenado em uma unidade de disco rígido, ou pode ser um caminho de Universal Naming Convention (UNC) em um servidor (no Microsoft Excel para Windows) ou um caminho do Uniform Resource Locator (URL) na Internet ou em uma intranet.

Nome_amigável é o texto de salto ou valor numérico exibido na célula. Nome_amigável é exibido em azul e com sublinhado. Se nome_amigável for omitido, a célula exibirá o local_vínculo como um texto de salto.

Comentários
  • Local_vínculo pode ser uma seqüência de caracteres de texto entre aspas ou uma célula que contém o vínculo como uma seqüência de caracteres de texto.

  • Nome_amigável pode ser um valor, uma seqüência de caracteres de texto, um nome ou uma célula que contém o texto de salto ou valor.

  • Se nome_amigável retornar um valor de erro (por exemplo, #VALOR!), a célula exibirá o erro em vez do texto de salto.

  • Se o salto especificado em local_vínculo não existir ou não puder ser navegado, aparecerá um erro quando você clicar na célula.

  • Para selecionar uma célula que contenha HYPERLINK, clique em uma célula posicionada ao lado da célula e use uma tecla de direção para mover-se até a célula.
Exemplos
O exemplo a seguir abre uma planilha chamada Orcamento.xls, armazenada na Internet, na posição chamada www.negocios.com/relatorio e exibe o texto "Clique para obter orçamento":

HYPERLINK("http://www.negocios.com/relatorio/orcamento.xls", "Clique para obter orçamento")

O exemplo a seguir cria um hyperlink para a célula F10 na planilha chamada Anual na pasta de trabalhoOrcamento.xls, armazenada na Internet, na posição chamada www.negocios.com/relatorio. A célula na planilha que contém o hyperlink exibe o conteúdo da célula D1 como um texto de salto:

HYPERLINK("'[http://www.negocios.com/relatorio/orcamento.xls]Anual'!F10", D1)

O exemplo a seguir cria um hyperlink para o intervalo chamado Total do Departamento na planilha chamada Primeiro Trimestre na pasta de trabalho Orcamento.xls, armazenada na Internet, na posição chamada www.negocios.com/relatorio. A célula na planilha que contém o hyperlink exibe o texto "Clique para obter o Total do Departamento do Primeiro Trimestre":

HYPERLINK("'[http://www.negocios.com/relatorio/orcamento.xls]Primeiro Trimestre'!TotaldoDepartamento", "Clique para obter o Total do Departamento do Primeiro")

Para criar um hyperlink para um local específico em um documento do Microsoft Word, você deverá usar um marcador para definir o local do documento para o qual você deseja saltar. O exemplo a seguir cria um hyperlink para o marcador chamado LucrosTrimestrais no documento chamado Informe Anual.doc, posicionado em www.negocios.com:

HYPERLINK("'[http://www.negocios.com/Informe Anual.doc]#LucrosTrimestrais", "Informe de Lucros Trimestrais")

No Excel para Windows, o exemplo a seguir exibe o conteúdo da célula D5 como o texto de salto na célula e abre o arquivo chamado 1otrim.xls, armazenado no servidor chamado CONTAS no compartilhamento Demonstrativos. Este exemplo usa um caminho de UNC:

HYPERLINK("\\CONTAS\Demonstrativos\1otrim.xls", D5)

O exemplo a seguir abre o arquivo 1otrim.xls no Excel para Windows, armazenado em um diretório chamado Contas na unidade de disco D e exibe o valor numérico armazenado na célula H10:

HYPERLINK("D:\CONTAS\1otrim.xls", H10)

No Excel para Windows, o exemplo a seguir cria um hyperlink com a área denominada Totais de outra pasta de trabalho (externa), Minhapasta.xls:

HYPERLINK("[C:\Meus documentos\Minhapasta.xls]Totais")

No Microsoft Excel para Macintosh, o exemplo a seguir exibe "Clique aqui" na célula e abre o arquivo denominado Primeiro Trimestre, armazenado em uma pasta denominada Relatorios_Orcamento no disco rígido denominado HD Macintosh:

HYPERLINK("HD Macintosh:Relatorios_Orcamento:Primeiro Trimestre","Clique aqui")

Você pode criar hyperlinks dentro de uma planilha a fim de pular de uma célula para outra. Por exemplo, se o nome da planilha ativa for Junho na pasta de trabalho denominada Orcamento, a fórmula a seguir criará um hyperlink com a célula E56. O texto do vínculo é o valor da célula E56.

HYPERLINK("[Orcamento]Junho!E56",E56)

A fim de pular para uma planilha diferente da mesma pasta de trabalho, altere o nome da planilha no vínculo. No exemplo anterior, para criar um vínculo com a célula E56 da planilha Setembro, troque a palavra "Junho" por "Setembro".

Até a Próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário