Pesquisar este blog

sábado, 6 de outubro de 2012

Função de Pesquisa: PROC

Fórmulas e Funções do Excel: PROC




Retorna valores de um vetor ou matriz. A função PROC apresenta duas formas sintáticas, vetorial e matricial. A forma vetorial de PROC examina um valor em um vetor, move-o para a posição correspondente em um segundo vetor e retorna este valor. A forma matricial de PROC examina o valor especificado na primeira linha ou coluna de uma matriz e retorna um valor da mesma posição na última linha ou coluna da matriz.

Vetorial

A função PROC apresenta duas formas sintáticas, vetorial e matricial.

Um vetor é um intervalo que contém apenas uma linha ou uma coluna. A forma vetorial de PROC examina um valor em um vetor, move-se para a posição correspondente em um segundo vetor e retorna este valor. Use esta forma da função PROC quando quiser especificar o intervalo que contiver os valores que se deseja coincidir. A outra forma de PROC examina automaticamente a primeira coluna ou linha.

Sintaxe 1
Forma vetorial
PROC(valor_procurado;vetor_proc;vetor_result)

Valor_procurado é o valor que PROC pesquisa no primeiro vetor. Valor_procurado pode ser um número, texto, um valor lógico ou um nome ou referência que se refira a um valor.

Vetor_proc é o intervalo que contém somente uma linha ou coluna. Os valores em vetor_proc podem ser textos, números ou valores lógicos.

Importante Os valores em vetor_proc devem ser colocados em ordem ascendente: ...,-2, -1, 0, 1, 2, ..., A-Z, FALSO, VERDADEIRO, caso contrário, PROC pode não fornecer o valor correto. Textos em maiúsculas e minúsculas são equivalentes.

Vetor_result é um intervalo que contém somente uma linha ou coluna. Deve ser do mesmo tamanho de vetor_proc.
  • Se PROC não localizar o valor_procurado, ele coincidirá com o maior valor em vetor_proc que for menor ou igual a valor_procurado.

  • Se valor_procurado for menor do que o menor valor em vetor_proc, PROC fornecerá o valor de erro #N/D.
Exemplos











Na planilha anterior:
PROC(4,91;A2:A7;B2:B7) é igual a "laranja"
PROC(5,00;A2:A7;B2:B7) é igual a "laranja"
PROC(7,66;A2:A7;B2:B7) é igual a "violeta"
PROC(7,66E-14;A2:A7;B2:B7) é igual a #N/D, porque 7,66E-14 é menor do que o menor valor em vetor_proc A2:A7

Matricial

A função PROC apresenta duas formas sintáticas: vetorial e matricial.

A forma matricial de PROC examina o valor especificado na primeira linha ou coluna de uma matriz e retorna um valor da mesma posição na última linha ou coluna da matriz. Use esta forma de PROC quando os valores que você desejar que coincidam encontrarem-se na primeira linha ou coluna da matriz. Use a outra forma de PROC quando quiser especificar a posição da coluna ou linha.

Dica Em geral, é melhor usar a função PROCH ou PROCV em vez da forma de matriz PROC. Esta forma PROC é fornecida para garantir a compatibilidade em relação a outros programas da planilha.

Sintaxe 2
Forma matricial
PROC(valor_procurado;matriz)

Valor_procurado é um valor que PROC localiza em uma matriz. Valor_procurado pode ser um número, um texto, um valor lógico ou uma referência de nome associada a um valor.
  • Se PROC não puder localizar o valor_procurado, ele usará o maior valor na matriz que for menor do que ou igual a valor_procurado.

  • Se valor_procurado for menor do que o menor valor na primeira linha ou coluna (dependendo das dimensões da matriz), PROC retorna o valor de erro #N/D.
Matriz é um intervalo de células que contém texto, números ou valores lógicos que se deseja comparar com o valor_procurado.

A forma matricial de PROC é muito semelhante às funções PROCH e PROCV. A diferença é que PROCH localiza valor_procurado na primeira linha, PROCV localiza na primeira coluna e PROC localiza conforme as dimensões de matriz.
  • Se a matriz cobrir uma área que apresente a largura maior do que a altura (mais colunas do que linhas), PROC localiza valor_procurado na primeira linha.

  • Se a matriz apresentar a altura maior do que a largura (mais linhas do que colunas), PROC localiza na primeira coluna.

  • PROCH e PROCV permitem que você indexe na vertical ou horizontal, mas PROC sempre seleciona o último valor na linha ou coluna.
Importante Os valores devem ser colocados em ordem ascendente: ...,-2, -1, 0, 1, 2, ..., A-Z, FALSO, VERDADEIRO; caso contrário, PROC pode não fornecer o valor correto. Textos em maiúsculas ou minúsculas são equivalentes.

Exemplos
PROC("C";{"a"."b"."c"."d";1.2.3.4}) é igual a 3
PROC("furo";{"a".1;"b".2;"c".3}) é igual a 2

Até a Próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário