Pesquisar este blog

sábado, 6 de outubro de 2012

Função de Estatística: CRESCIMENTO

Fórmulas e Funções do Excel: CRESCIMENTO


Calcula o crescimento exponencial previsto usando dados existentes. CRESCIMENTO retorna valores de y para uma série de novos valores de x que você especifica usando valores de x e de y existentes.

Sintaxe
CRESCIMENTO(val_conhecidos_y;val_conhecidos_x;novos_valores_x;constante)

Val_conhecidos_y é o conjunto de valores y já conhecidos na relação y = b*m^x.
  • Se a matriz de val_conhecidos_y estiver em uma única coluna, cada coluna de val_conhecidos_x será interpretada como uma variável separada.

  • Se a matriz val_conhecidos_y estiver em uma única linha, cada linha de val_conhecidos_x será interpretada como uma variável separada.

  • Se qualquer um dos números em val_conhecidos_y for 0 ou negativo, CRESCIMENTO retornará o valor de erro #NÚM!.
Val_conhecidos_x é um conjunto opcional de valores de x que já deve ser conhecido na relação y = b*m^x.
  • A matriz val_conhecidos_x pode incluir um ou mais conjuntos de variáveis. Se apenas uma variável for utilizada, val_conhecidos_y e val_conhecidos_x poderão ser intervalos de qualquer formato, desde que tenham dimensões iguais. Se mais de uma variável for usada, val_conhecidos_y deverá ser um vetor (ou seja, um intervalo com altura de uma linha e largura de uma coluna).

  • Se val_conhecidos_x for omitido, será considerado como equivalente à matriz {1;2;3;...} que é do mesmo tamanho de val_conhecidos_y.
Novos_valores_x são novos valores de x para os quais se deseja que CRESCIMENTO retorne valores de y correspondentes
  • Novos_valores_x deve incluir uma coluna (ou uma linha) para cada variável independente, da mesma forma que val_conhecidos_x. Então, se val_conhecidos_y for uma única coluna, val_conhecidos_x e novos_valores_x deverão ter o mesmo número de colunas. Se val_conhecidos_y for uma única linha, val_conhecidos_x e novos_valores_x deverão ter o mesmo número de linhas.

  • Se novos_valores_x for omitido, será considerado como equivalente a val_conhecidos_x.

  • Se val_conhecidos_x e novos_valores_x forem omitidos, serão considerados como equivalentes à matriz {1.2.3....} que é do mesmo tamanho de val_conhecidos_y.
Constante é um valor lógico que especifica se a constante b deve ser igual a 1.
  • Se constante for VERDADEIRO ou omitido, b será calculado normalmente

  • Se constante for FALSO, b será definido como 1 e os valores m serão ajustados para que y = m^x.
Comentários
  • As fórmulas que retornam matrizes devem ser inseridas como fórmulas matriciais depois que o número de células correto for selecionado.

  • Ao inserir uma constante matricial para um argumento como val_conhecidos_x, use pontos para separar valores numa mesma linha e pontos-e-vírgulas para separar linhas.
Exemplos
Este exemplo usa os mesmos dados do exemplo PROJ.LOG. As vendas do 11º ao 16º mês foram de 33.100, 47.300, 69.000, 102.000, 150.000, e 220.000 unidades respectivamente. Considere que estes valores serão inseridos em seis células chamadas UnidadesVendidas.

Quando inserida como uma fórmula matricial, a fórmula de macro seguinte faz a previsão de vendas para os meses 17 e 18, baseando-se nas vendas dos seis meses anteriores:

CRESCIMENTO(UnidadesVendidas;{11.12.13.14.15.16};{17;18}) é igual a {320.197;468.536}

Se a tendência exponencial continuar, as vendas para os meses 17 e 18 serão de 320.197 e 468.536 unidades respectivamente.

Você poderia usar outros números seqüenciais para os argumentos de x, e as vendas previstas seriam as mesmas. Por exemplo, você poderia usar o valor padrão para val_conhecidos_x, {1.2.3.4.5.6}:
CRESCIMENTO(UnidadesVendidas;;{7.8};) é igual a {320197.468536}

Até a Próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário