Pesquisar este blog

sábado, 6 de outubro de 2012

Função de Estatística: DEVSPADPA

Fórmulas e Funções do Excel: DEVSPADPA


Calcula o desvio padrão com base na população inteira dada como argumentos, incluindo os valores lógicos e de texto. O desvio padrão é uma medida do grau de dispersão dos valores em relação ao valor médio (a média).

Sintaxe
DESVPADPA(valor1;valor2;...)

Valor1;valor2;... são 1 a 30 valores correspondentes a uma população. Você também pode usar uma única matriz ou referência a uma matriz em vez de argumentos separados por vírgulas.

Comentários
  • DESVPADPA considera seus argumentos como a população inteira. Se seus dados representarem uma amostra da população, você deverá calcular o desvio padrão usando DESVPADA.

  • Os argumentos que contiverem VERDADEIRO serão avaliados como 1; os argumentos que contiverem texto ou FALSO serão avaliados como 0 (zero). Se o cálculo não deve incluir valores lógicos ou de texto, use, em substituição, a função de planilha DESVPADP.

  • Para as amostras de tamanho grande, DESVPADA e DESVPADPA retornam valores aproximadamente iguais.

  • O desvio padrão é calculado usando o método "polarizado" ou "n".

  • DESVPADPA usa a seguinte fórmula:






Exemplo
Usando os mesmos dados do exemplo de DESVPADA e presumindo-se que apenas 10 ferramentas sejam produzidas durante a produção, DESVPADP avalia o desvio padrão de resistência à ruptura para todas as ferramentas.
DESVPADP(A2:E3) é igual a 26,05

Até a Próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário