Pesquisar este blog

sábado, 6 de outubro de 2012

Função de Estatística: FREQUÊNCIA

Fórmulas e Funções do Excel: FREQUÊNCIA


Calcula a freqüência com que os valores ocorrem em um intervalo de valores e, em seguida, retorna uma matriz vertical de números. Por exemplo, use FREQÜÊNCIA para contar o número de resultados de teste. Pelo fato de FREQÜÊNCIA retornar uma matriz, deve ser inserida como uma fórmula matricial.

Sintaxe
FREQÜÊNCIA(matriz_dados;matriz_bin)

Matriz_dados é uma matriz ou uma referência a um conjunto de valores cujas freqüências você deseja contar. Se matriz_dados não contiver valores, FREQÜÊNCIA retornará uma matriz de zeros.

Matriz_bin é uma matriz ou referência a intervalos nos quais você deseja agrupar os valores contidos em matriz_dados. Se matriz_bin não contiver valores, FREQÜÊNCIA retornará o número de elementos em matriz_dados.

Comentários
  • FREQÜÊNCIA é inserida como uma fórmula matricial depois de selecionado um intervalo de células adjacentes no qual você deseja que a distribuição fornecida apareça.

  • O número de elementos da matriz retornada é um a mais do que o número de elementos de matriz_bin. O elemento adicional da matriz retornada apresenta a contagem dos valores que estiverem acima do intervalo mais alto. Por exemplo, ao contar três intervalos de valores inseridos em três células, certifique-se de inserir a FREQÜÊNCIA em quatro células para os resultados. A célula adicional retornará o número de valores de matriz_dados que forem maiores do que o valor do terceiro intervalo.

  • FREQÜÊNCIA ignora células em branco e texto.

  • As fórmulas que retornam matrizes devem ser inseridas como fórmulas matriciais. Para obter mais informações sobre a inserção de fórmulas matriciais, clique em .
Exemplo
Considere uma planilha com uma listagem de resultados de um teste. Os resultados são 79, 85, 78, 85, 83, 81, 95, 88 e 97, e são inseridos em A1:A9 respectivamente. A matriz_dados conteria uma coluna desses resultados de teste. Matriz_bin seria uma outra coluna de intervalos pela qual os resultados de teste seriam agrupados. Por exemplo, matriz_bin seria C4:C6 e conteria os valores 70, 79 e 89. Quando fosse inserida como uma matriz, você poderia usar FREQÜÊNCIA para contar o número de resultados correspondendo aos intervalos de letra 0-70, 71-79, 80-89 e 90-100. Este exemplo considera todos os resultados de teste como números inteiros. A fórmula seguinte será inserida como uma fórmula matricial depois que quatro células verticais, adjacentes aos seus dados, forem selecionadas. O quarto número, 2, é a contagem dos dois valores (95 e 97) que são maiores do que o intervalo mais alto (89).

FREQÜÊNCIA(A1:A9;C4:C6) é igual a {0.2.5.2}

Até a Próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário