Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Introdução de Fórmulas e Funções - Parte I

Introdução

    Este Blog esta sendo construído com a finalidade de lhe proporcionar um conhecimento mais profundo destes poderosos recursos do Excel que são as Fórmulas e Funções.

Compreendendo o princípio das fórmulas

    A maioria das planilhas são criadas para fornecer respostas a perguntas específicas: Qual é o lucro da empresa? Os gastos estão acima ou abaixo do orçamento, e em quanto? Qual é o valor futuro de um in-vestimento? Qual será o tamanho do bônus a ser oferecido aos funcionários neste ano? Você pode res-ponder a estas perguntas e a uma infinita variedade de outras delas usando as fórmulas do Excel.

    Todas as fórmulas do Excel possuem uma estrutura que é iniciada pelo sinal de igual (=), seguido de um ou mais operandos - podem ser um valor, uma referência de célula, uma faixa, um nome de faixa ou um no-me de função - separados um do outro por um ou mais operadores - os símbolos que combinam os opera-dores de alguma forma, como o sinal de adição (+), e o sinal de maior (>). Apesar de ser pouco provável que você chegará a alcançar isto, o número máximo de caracteres que o Excel permite em uma fórmula é de 1024.

Observações:

    a. Particularmente já tive duas vezes este tipo de situação. Quando isso acontecer, de você atingir o número máximo de caracteres em uma fórmula, o Excel lhe informa através de uma mensagem;

    b. Ao aprender a mexer com fórmulas você notará que, muitas vezes, dependendo da situação, podemos nos utilizar de várias formas de se chegar ao mesmo objetivo. Caso você esteja montando uma fórmula e venha a ocorrer a observação a, procure uma outra forma de criar uma fórmula mais enxuta, agora caso não dê, talvez seja necessário dividir a fórmula em mais de uma célula, se for o caso;

    c. No Excel 2007, e versões posteriores, este limite de 1024 caracteres, foi alterado para 32768;

    d. O Excel não fará qualquer objeção se você empregar espaços entre os operadores e os operandos de suas fórmulas. É uma boa prática esta, porque separar os elementos de uma fórmula  deste modo pode torná-las muito mais fáceis de serem lidas. O Excel lhe permite inserir quebras de linha em fórmulas, fazendo assim que a fórmulas apareça em múltiplas linhas. Para criar esta quebra de linha basta Pressionar Alt+Enter em uma fórmula.

Usando fórmulas aritméticas

    Constituem os tipos mais comuns em fórmulas. Elas combinam números, endereços de célula e resultados de funções com operadores matemáticos para efetuar cálculos. Abaixo segue uma tabela resumidas destes operadores.














Usando fórmulas de comparação

    É uma instrução que compara dois ou mais números, strings de texto, conteúdos de células ou resultados de funções. Se a declaração for verdadeira, o resultado da fórmula será o valor lógico VERDADEIRO ( que é equivalente a qualquer valor diferente de zero). Se a declaração for falsa, a fórmula retornará o valor lógico FALSO (que é equivalente a zero). Abaixo segue uma tabela contendo os operadores:













Usando fórmulas de texto

    É uma fórmula que retorna um texto. Fórmulas de texto usam o operador e-comercial (&) para trabalhar com células de texto, sequências de texto envolvidas em aspas e resultados de funções de texto. Por exem-plo, suponhamos que na célula A1 tenha o texto "Minha" e que na célula A2 tenha o texto "Casa" e que vo-cê deseja juntar estas palavra em uma só na célula B1. Como fazer? Simples. Basta digitar a fórmula =A1
&  "  " & A2 na célula B1.

Observações:

    a. Note que nem as aspas e nem o e-comercial aparecem no resultado.

    b. Observe também que há um espaço entre as aspas, esta representa um espaço entre as strings de texto. Caso a fórmula não contivesse as aspas o resultado apareceria assim "MinhaCasa" ao invés de "Minha Casa".

Usando fórmulas de referências

    Estes operadores combinam duas ou mais referências de células ou faixas para criar uma única referência. Abaixo segue uma tabela contendo o resumo delas.










Continuação na Próxima Postagem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário