Pesquisar este blog

sábado, 6 de outubro de 2012

Função Financeira: IPGTO

Fórmulas e Funções do Excel: IPGTO


Retorna o pagamento de juros para um determinado período de investimento de acordo com pagamentos periódicos e constantes e com uma taxa de juros constante. Para obter uma descrição completa dos argumentos em IPGTO e para obter mais informações sobre funções de anuidade, consulte VP.

Sintaxe
IPGTO(taxa;período;nper;vp;vf;tipo)

Taxa é a taxa de juros por período.

Período é o período cujos juros se deseja saber e deve estar no intervalo entre 1 e nper.

Nper é o número total de períodos de pagamento em uma anuidade.

Vp é o valor presente, ou a quantia total atual correspondente a uma série de pagamentos futuros.

Vf é o valor futuro ou um saldo que você deseja obter depois de fazer o último pagamento. Se vf for omitido, será considerado 0 (o valor futuro de um empréstimo, por exemplo, será 0).

Tipo é o número 0 ou 1 e indica as datas de vencimento dos pagamentos. Se tipo for omitido, será considerado 0.
Definir tipo como Se a data de vencimento for
0 No final do período
1 No início do período

Comentários
  • Certifique-se de que você seja consistente em relação às unidades usadas para especificar taxa e nper. Se fizer pagamentos mensais de um empréstimo de quatro com juros de 12% ao ano, use 12%/12 para taxa e 4*12 para nper. Se fizer pagamentos anuais do mesmo empréstimo, utilize 12% para taxa e 4 para nper.

  • Todos os argumentos, saques, tais como depósitos em poupança, serão representados por números negativos; depósitos recebidos, tais como cheques de dividendos, serão representados por números positivos.
Exemplos
A fórmula abaixo calcula os juros devidos no primeiro mês de um empréstimo de três anos de $ 8000 a 10% de juros anuais:

IPGTO(0,1/12; 1; 36; 8000) é igual a -$66,67

A fórmula abaixo calcula os juros devidos no último ano de um empréstimo de três anos de $ 8000 a 10 % de juros ao ano, em que os pagamentos são feitos anualmente:

IPGTO(0,1; 3; 3; 8000) é igual a -$292,45

Até a Próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário