Pesquisar este blog

sábado, 6 de outubro de 2012

Função Financeira: MTIR

Fórmulas e Funções do Excel: MTIR


Retorna a taxa interna de retorno modificada para uma série de fluxos de caixa periódicos. MTIR considera o custo do investimento e os juros recebidos no reinvestimento do capital.

Sintaxe
MTIR(valores;taxa_financ;taxa_reinvest)

Valores é uma matriz ou referência a células que contêm números. Estes números representam uma série de pagamentos (valores negativos) e receitas (valores positivos) que ocorrem em períodos regulares.
  • Valores deve conter pelo menos um valor positivo e um negativo para calcular a taxa interna de retorno modificada. Caso contrário, MTIR retornará o valor de erro #DIV/0!.

  • Se um argumento de referência ou matriz contiver texto, valores lógicos, ou células vazias, estes valores serão ignorados; no entanto, as células com valor nulo serão incluídas.
Taxa_financ é a taxa de juros paga sobre o dinheiro usado nos fluxos de caixa.

Taxa_reinvest é a taxa de juros recebida nos fluxos de caixa ao reinvesti-los.

Comentários
  • MTIR utiliza a ordem de valores para interpretar a ordem de fluxos de caixa. Certifique-se de inserir os valores de pagamento e renda na seqüência desejada e com os sinais corretos (valores positivos para quantias recebidas, valores negativos para quantias pagas).

  • Se n for o número de fluxos de caixa, taxa f para taxa_financ e taxa r para taxa_reinvest, então a fórmula para MTIR será:








Exemplos
Suponha que você é um pescador comercial que acaba de completar o quinto ano de operação. Cinco anos atrás, você pediu um empréstimo de $120.000 a 10 % de juros ao ano para comprar um barco. Você gerou $39.000, $30,000, $21.000, $37.000 e $46.000. Durante estes anos você reinvestiu os lucros, ganhando 12% ao ano. Em uma planilha, a quantia do empréstimo é inserida como -$120.000 em B1, e os seus cinco lucros anuais são inseridos como B2:B6.

Para calcular a taxa modificada de retorno do investimento após cinco anos:

MTIR(B1:B6; 10%; 12%) é igual a 12.61%

Para calcular a taxa modificada de retorno após três anos:

MTIR(B1:B4; 10%; 12%) é igual a -4.80%

Para calcular a taxa modificada de retorno para cinco anos baseado em taxa_reinvest de 14%

MTIR(B1:B6; 10%; 14%) é igual a 13.48%

Até a Próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário