Pesquisar este blog

sábado, 6 de outubro de 2012

Função Financeira: VPL

Fórmulas e Funções do Excel: VPL


Calcula o valor líquido atual de um investimento utilizando a taxa de desconto e uma série de futuros pagamentos (valores negativos) e receita (valores positivos).

Sintaxe
VPL(valor1;valor2; ...)

Taxa é a taxa de desconto sobre o intervalo de um período.

Valor1; valor2;... são argumentos de 1 a 29 que representam os pagamentos e a receita.
  • Valor1; valor2;...devem ter o mesmo intervalo de tempo entre eles e ocorrer ao final de cada período.

  • VPL utiliza a ordem de valor1; valor2;... para interpretar a ordem de fluxos de caixa. Certifique-se de fornecer os valores de pagamentos e receita na seqüência correta.

  • Argumentos que são números, células vazias, valores lógicas ou representações em forma de texto de números são contados; os argumentos que são valores de erro ou texto que não podem ser traduzidos em números são ignorados.

  • Se um argumento for uma matriz ou referência, apenas os números da matriz ou referência serão contados. Células vazias, valores lógicos, valores de texto ou de erro na matriz ou referência são ignorados.
Comentários
  • O investimento de VPL começa um período antes da data do fluxo de caixa de valor1 e termina com o último fluxo de caixa na lista. O cálculo de VPL baseia-se em fluxos e caixa futuros. Se o seu primeiro fluxo de caixa ocorrer no início do primeiro período, o primeiro valor deverá ser incluído ao resultado VPL, e não nos valores de argumentos. Para obter mais informações, consulte os exemplos abaixo.

  • Se n for o número de fluxos de caixa na lista de valores, a fórmula para VPL será:






  • VPL assemelha-se à função VP (valor presente). A principal diferença entre VP e VPL é que a primeira permite que os fluxos de caixa comecem no final ou no início do período. Diferentemente dos valores de fluxo de caixa da variável VPL, os fluxos de caixa VP devem ser constantes durante o período de investimento. Para obter informações sobre anuidades e funções financeiras, consulte VP.

  • VPL também está relacionado à função TIR (taxa interna de retorno). TIR é a taxa para qual VPL é igual a zero: VPL(TIR(...); ...)=0.
Exemplos
Suponha que você está considerando um investimento no qual pagará $10.000 daqui a um ano e receberá um receita anual de $3000, $4200 e $ 6800 nos três anos subseqüentes. Considerando uma taxa de desconto anual de 10%, o valor líquido atual deste investimento é:

VPL(10%; -10000; 3000; 4200; 6800) é igual a $1188,44

No exemplo anterior, você inclui o custo inicial de $10.000 como um dos valores, porque o pagamento ocorre no final do primeiro período.

Considere um investimento que comece no início do primeiro período. Suponha que você esteja interessado em comprar uma sapataria. O custo do negócio é $40.000, e você espera receber a seguinte receita nos cinco primeiros anos de operação: $8000, $9200, $10.000, $12.000 e $14.500. A taxa de desconto anual é 8%. Isto pode representar a taxa de inflação ou a taxa de juros de um investimento concorrente.

Se os números de custo e receita da sapataria forem fornecidos de B1 a B6 respectivamente, o valor líquido presente do investimento na sapataria é fornecido por:

VPL(8%; B2:B6)+B1 é igual a $1922,06

No exemplo anterior, você não incluiu o custo inicial de $40.000 como um dos valores, porque o pagamento ocorre no início do primeiro período.

Suponha o teto da sua sapataria caia durante o sexto ano e que você tenha um prejuízo de $ 9000 para aquele ano. O valor líquido presente para o investimento na sapataria depois de seis anos é dado por:
VPL(8%; B2:B6; -9000)+B1 é igual a -$ 3749,47

Até a Próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário